Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20042
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Explorando narrativas multimodais digitais na educação linguística em inglês: uma análise autoetnográfica da prática docente
Autor(es): Santana, José Raimundo dos Santos
Data do documento: 19-Fev-2024
Orientador: Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa autoetnográfica que visa analisar as potencialidades e/ou limitações de um trabalho docente ancorado em práticas que envolvem narrativas multimodais digitais na educação linguística em inglês. Para a realização deste estudo, baseio-me, dentre outros, nos pressupostos teóricos que orientam a teoria dos letramentos – mais especificamente dos letramentos digitais (Lankshear; Knobel, 2006a, 2006b, 2012; Nascimento; Knobel, 2017; Zacchi, 2018a; Nascimento; Santos, 2020); dos estudos sobre decolonialidade (Sousa Santos, 2018; Walsh, 2013; Matos, 2019; Rezende et al., 2020; Menezes De Souza; Hashiguti, 2022), multimodalidade (Kress, 2010; Dionísio, 2014; Zacchi, 2016; Façanha, 2018), educação linguística (Mattos, 2018; Siqueira, 2018; Zacchi, 2018b; Ferraz, 2018) e abordagem ecológica (Reyes; Iddings; Feller, 2016; Iddings, 2018). Partindo do objetivo geral que é analisar as potencialidades e/ou limitações mencionadas, este trabalho tem por objetivos específicos: a) explorar os significados construídos pelo EU professor diante das oportunidades proporcionadas pela proposta de uma educação linguística em inglês; b) estabelecer conexões entre as histórias de vida do professor/pesquisador, a adoção de tecnologias digitais e o desenvolvimento de letramentos digitais no ensino de língua inglesa; c) discutir sobre os sentidos (des/re)construídos pelo EU professor diante da adoção de uma perspectiva decolonial, multimodal e de educação linguística em inglês no processo de elaboração de uma sequência didática; d) refletir sobre como minhas experiências pedagógicas e pessoais anteriores refletem em minhas escolhas e afetam a construção da sequência didática e e) identificar as contribuições do uso da abordagem ecológica na construção do trabalho proposto. O percurso metodológico da pesquisa inclui a construção e análise do processo de elaboração de uma sequência didática idealizada pelo pesquisador para uma escola pública localizada em Capela/SE, utilizando a plataforma Storyjumper. Trata-se de uma investigação autoetnográfica, cujos dados são gerados por meio das minhas experiências com a sequência didática, registradas em um diário de campo multimodal criado por mim na plataforma supracitada, no qual os registros constantes, bem como a sequência didática são analisados com base na codificação de narrativas (Saldaña, 2009). Por meio deste estudo, constatei que o trabalho com as narrativas multimodais possibilitou identificar as representações, ideologias e colonialidades inerentes às minhas práticas pedagógicas enquanto professor de língua inglesa, assim como envolveu processos de des/re/construções e des/aprendizagens significativas durante a elaboração da sequência didática. Explorar os letramentos digitais, a multimodalidade e decolonialidade revelou-se desafiador diante das minhas limitações ao tentar conciliar teoria e prática; as imbricações e sobreposições das múltiplas identidades evidenciaram um entrave interno no fazer pedagógico; e a abordagem ecológica me permitiu reconhecer minha interconexão com o ambiente circundante, como parte de uma rede de conhecimentos e saberes. Por fim, espero que esse estudo contribua para o avanço das discussões acerca do ensino de língua inglesa, a partir de uma perspectiva da educação linguística, da abordagem ecológica e da multimodalidade, bem como contribua para a ampliação do escopo da autoetnografia como metodologia de pesquisa em Linguística Aplicada.
Abstract: This autoethnographic work aimed at analyzing the potentialities and/or limitations of a teaching practice involving digital multimodal narratives in English language education. To carry out this study, I rely, among other sources, on the theoretical assumptions that guide literacy theory – more specifically digital literacies (Lankshear; Knobel, 2006a, 2006b, 2012; Nascimento; Knobel, 2017; Zacchi, 2018a; Nascimento; Santos, 2020); studies on decoloniality (Sousa Santos, 2018; Walsh, 2013; Matos, 2019; Rezende et al., 2020; Menezes De Souza; Hashiguti, 2022), multimodality (Kress, 2010; Dionísio, 2014; Zacchi, 2016; Façanha, 2018), language education (Mattos, 2018; Siqueira, 2018; Zacchi, 2018b; Ferraz, 2018), and ecological approach (Reyes; Iddings; Feller, 2016; Iddings, 2018). Thus, starting from the general objective of analyzing the mentioned potentialities and/or limitations, this work has the following specific objectives: a) explore the meanings constructed by the teacher (myself) in the face of opportunities provided by the proposal of English language education; b) establish connections between the life stories of the teacher/researcher, the adoption of digital technologies, and the development of digital literacies in English language teaching; c) discuss the meanings (de/re)constructed by myself (the teacher) in the adoption of a decolonial, multimodal, and English language education perspective in the process of developing a didactic sequence; d) reflect on how my previous pedagogical and personal experiences reflect on my choices and affect the construction of the didactic sequence; and e) identify the contributions of using the ecological approach in the construction of the proposal. The methodological path includes the construction and analysis of the development of a didactic sequence idealized by the researcher for a public school in Capela/SE, using the Storyjumper platform. It is an autoethnographic investigation, whose data is generated through my experiences with the didactic sequence, which are registered on a multimodal field diary created by me within the aforementioned platform. The constant records, as well as the didactic sequence, are analyzed based on narrative coding (Saldaña, 2009). Through this study, I realized that using multimodal narratives made it possible to identify the ideological representations and colonialities inherent to my pedagogical practices as an English language teacher, as well as involved processes of significant dis/re/constructions and dis/learning during the elaboration of the didactic sequence. Exploring digital literacies, multimodality and decoloniality proved to be challenging given my limitations when trying to connect theory and practice; the imbrications and overlaps of multiple identities highlighted an internal obstacle in pedagogical practice; and the ecological approach allowed me to recognize my interconnection with the surrounding environment, as part of a network of (formal and informal) knowledge. Finally, I hope that this study contributes to the advancement of discussions on English language teaching, from a perspective of language education, on the ecological approach and on multimodality. I also hope it helps expanding the scope of autoethnography as a research methodology in Applied Linguistics.
Palavras-chave: Linguística
Estudo e ensino
Língua inglesa (estudo e ensino)
Professores
Formação
Atitudes
Narrativa
Retórica
Letramento digital
Autoetnografia
Decolonialidade
Educação linguística
Narrativas multimodais
Prática docente
Autoethnography
Decoloniality
Linguistic education
Multimodal narratives
Teaching practice
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTANA, José Raimundo dos Santos. Explorando narrativas multimodais digitais na educação linguística em inglês: uma análise autoetnográfica da prática docente. 2024. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20042
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE_RAIMUNDO_SANTOS_SANTANA.pdf3,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.