Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Luciana Correia-
dc.date.accessioned2024-09-17T17:13:36Z-
dc.date.available2024-09-17T17:13:36Z-
dc.date.issued2024-02-01-
dc.identifier.citationARAÚJO, Luciana Correia. O processo de internacionalização da Universidade Federal de Sergipe: um estudo sobre as políticas linguísticas e suas contribuições para as práticas de internacionalização. 2024. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20047-
dc.description.abstractThe teaching, research and extension tripod supports actions carried out by Higher Education Institutions (HEIs), regardless of whether the context is public or private. Authors such as Santos and Almeida Filho (2012) highlight the existence of a fourth university dimension: internationalization. In order to be able to analyze the way in which universities become internationalized, a preliminary study on what internationalization is and the ways in which it can be perceived in the institution is necessary. Given the above, this research aims to investigate the internationalization processes developed at the Federal University of Sergipe, with special attention being dedicated to the analysis of the Linguistic Policy instituted by Resolution Nº 35/2018/CONEPE, which was developed in order to cover the entire academic community. There is no way to think about internationalization without an analysis of the linguistic policy(ies) being carried out. This study relating internationalization and language policy can also be justified by the need to investigate the paths taken by the HEI so that it occupied prominent positions in the current scenario at national and international level. This agenda, therefore, is of great importance for maintaining and increasing the good results achieved, in addition to helping to identify possible actions that can contribute to making the current policy more attractive, noting how much it can be beneficial to the institution and the community in which it is inserted. Methodologically, this is research based on a qualitative, exploratory approach, with a descriptive method, using bibliographic and documentary studies as means of data collection, as it details the UFS case and investigates internationalization actions. established in this specific context. The literature review brings concepts about internationalization, language policy and planning and the international ranking system, based on contributions from theorists such as Calvet (2007), De Wit (2020), Knight (2020), Morosini (2019), Stallivieri ( 2017, 2019), among others that address these themes. As preliminary results, we can prove the importance of establishing comprehensive internationalization practices, which highlight the role of internationalization at home, so that it is possible to include the entire academic community in the search for the establishment of an international and intercultural posture in the activities developed. It is also possible to perceive that, even though it was a step forward, the UFS linguistic policy still needs adjustments, in order to better guide the actions of foreign/additional languages, and better insert them in the internationalization plans.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectPolítica linguísticapor
dc.subjectLínguas modernaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectPlanejamento Linguísticopor
dc.subjectLínguas estrangeiraspor
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectLanguage policy and planningeng
dc.subjectForeign languageseng
dc.subjectFederal University of Sergipeeng
dc.titleO processo de internacionalização da Universidade Federal de Sergipe: um estudo sobre as políticas linguísticas e suas contribuições para as práticas de internacionalizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Elaine Maria-
dc.description.resumoO tripé ensino, pesquisa e extensão dá a sustentação para as ações conduzidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), independente do contexto ser público ou privado. Autores como Santos e Almeida Filho (2012) destacam a existência de uma quarta dimensão universitária: a internacionalização. Para que possamos analisar o modo pelo qual as universidades se tornam internacionalizadas, é preciso um estudo preliminar sobre o que é internacionalização e as formas pelas quais ela pode ser percebida na instituição. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo investigar os processos de internacionalização desenvolvidos na Universidade Federal de Sergipe, com atenção especial sendo dedicada à análise da Política Linguística instituída a partir da Resolução Nº 35/2018/CONEPE, que foi desenvolvida de forma a abranger toda a comunidade acadêmica. Não há como pensar em internacionalização sem que uma análise da(s) política(s) linguística(s) possa(m) ser(em) feita(s). Esse estudo relacionando internacionalização e política linguística pode também ser justificado pela necessidade de investigar os caminhos percorridos pela UFS para que ocupasse posições de destaque no cenário atual a nível nacionais e internacionalmente. Esta pauta, dessa forma, tem grande relevância para manutenção e elevação dos bons resultados conquistados, além de auxiliar a identificar possíveis ações que podem contribuir para tornar a atual política mais abrangente, observando o quanto ela pode ser benéfica para a instituição e a comunidade na qual está inserida. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa baseada em uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, com o método descritivo, usando, como meios para coleta de dados, o estudo bibliográfico e documental, por detalhar o caso da UFS e investigar as ações de internacionalização estabelecidas nesse contexto em específico. A revisão da literatura traz conceitos sobre internacionalização, política e planejamento linguístico e sistema de ranqueamento internacional, a partir de contribuições de teóricos tais quais Calvet (2007), De Wit (2020), Knight (2020), Morosini (2019), Stallivieri (2017, 2019), dentre outros que abordam essas temáticas. Como resultados preliminares, podemos comprovar a importância do estabelecimento de práticas de internacionalização abrangentes, que destaquem o papel da internacionalização em casa, de modo a ser possível incluir toda a comunidade acadêmica na busca pelo estabelecimento de uma postura internacional e intercultural nas atividades desenvolvidas. É possível, também, perceber que, mesmo tendo sido um avanço, a política linguística da UFS ainda precisa de ajustes, de modo a melhor guiar as ações das línguas estrangeiras/adicionais, e melhor inseri-las nos planos de internacionalização.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA_CORREIA_ARAUJO.pdf6,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.