Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Neemias Gomes-
dc.date.accessioned2024-09-17T19:49:09Z-
dc.date.available2024-09-17T19:49:09Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationSANTANA, Neemias Gomes. Ensino de Libras e polarização docente: um estudo sobre os posicionamentos dos professores na perspectiva da análise crítica do discurso. 2024. 244 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20052-
dc.description.abstractThis research is linked to the historical, social, and political context of the Deaf Community, as the linguistic identity of the individual is constituted from the social identity (Quadros; Karnopp, 2004). From this perspective, this research is related to the field of Linguistics through the postulates of Critical Discourse Analysis (CDA), mainly due to its commitment to vulnerable groups, and aims to analyze the polarized positions of the voices present in the discourses of Libras teachers (Deaf and nondeaf) who work as Libras teachers in public and/or private educational institutions. The work will highlight the voices of Deaf teachers who defend the visibility and protagonism of Deaf people, as well as the right to education and the teaching of Libras as one of the cultural artifacts of this community. In accordance with the transdisciplinary nature of Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2012), we dialogue with Deaf Studies (Stumpf, 2005; Petit, 2008; Silva, 2008; Strobel, 2008; Gesser, 2012; Perlin, 2016). The corpus of this study is formed from comments by Libras teachers on the theme “Teaching of Libras by hearing people”, extracted from the social network Instagram. We examine the corpus based on the qualitative-interpretative methodological approach (Magalhães; Martins; Resende, 2017; Nunes, 2021), following the methodological procedure suggested in ASCD (Pedrosa, 2016, 2018; Cunha, 2021). For a Textually Oriented Analysis, we use Systemic-Functional Grammar (Fuzer; Cabral, 2014), which focuses on the perspective of the social context of language use. Among the systems studied by this Grammar, we chose the category Evaluativity, proposed by Martin (2004), Martin and White (2005) and Martin and Rose (2003, 2007), focusing specifically on the Engagement subsystem, which allows understanding the presence of monoglossia and heteroglossia in these discourses. Based on the results of the analyses, we aim to find evidence, arguments and/or data regarding the teaching of Libras in Brazil, and the understanding of the historicaldiscursive process of intercultural and bilingual education for Deaf people in the country. In this way, we seek to highlight the importance of an approach that contributes to the construction of a praxis that promotes reflective dialogues between Deaf and non-Deaf people, recognizing the need for this thinking for the promotion of inclusion and effective communication between these groups in social, political, identity and cultural interactions.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (Libras)por
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectAnálise Crítica do Discurso (ACD)por
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectPolarização (Ciências sociais)por
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectProfessores surdospor
dc.subjectLinguística Sistêmico-Funcional (LSF)por
dc.subjectPolarização docentepor
dc.subjectEnsino de LIBRASpor
dc.subjectProfessores surdos e não-surdospor
dc.subjectCritical discourse analysiseng
dc.subjectSystemic-Functional Linguisticseng
dc.subjectTeacher polarizationeng
dc.subjectTeaching of libraseng
dc.subjectDeaf and non-deaf teacherseng
dc.titleEnsino de Libras e polarização docente: um estudo sobre os posicionamentos dos professores na perspectiva da análise crítica do discursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pedrosa, Cleide Emília Faye-
dc.description.resumoEsta pesquisa vincula-se ao contexto histórico, social e político da Comunidade Surda, uma vez que a identidade linguística do indivíduo é constituída a partir da identidade social (Quadros; Karnopp, 2004). Sob essa perspectiva, esta pesquisa se relaciona com a área da Linguística através dos postulados da Análise Crítica do Discurso (ACD), principalmente devido ao seu compromisso com os grupos vulneráveis, e se volta ao objetivo geral de analisar os posicionamentos polarizados das vozes presentes nos discursos de professores de Libras (Surdos e não-surdos) que atuam como docentes de Libras em instituições de ensino públicas. O trabalho dará destaque às vozes dos professores Surdos que defendem a visibilidade e o protagonismo das pessoas Surdas, bem como o direito à educação e ao ensino de Libras como um dos artefatos culturais dessa comunidade. Atendendo ao caráter transdisciplinar da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2012), dialogamos com os Estudos Surdos (Stumpf, 2005; Petit, 2008; Silva, 2008; Strobel, 2008; Gesser, 2012; Perlin, 2016). O corpus deste estudo é formado a partir de comentários de professores de Libras sobre a temática “Ensino de Libras por pessoas ouvintes”, extraídos da rede social Instagram. Examinamos o corpus com base na abordagem metodológica qualitativointerpretativista (Magalhães; Martins; Resende, 2017; Nunes, 2021), seguindo o procedimento metodológico sugerido na ASCD (Pedrosa, 2016, 2018; Cunha, 2021). Para uma Análise Textualmente Orientada, utilizamos a Gramática SistêmicoFuncional (Fuzer; Cabral, 2014), que se concentra na perspectiva do contexto social de uso da língua. Dentre os sistemas estudados por essa Gramática, escolhemos a categoria Avaliatividade, proposta por Martin (2004), Martin e White (2005) e Martin e Rose (2003, 2007), nos concentrando, especificamente, no subsistema Engajamento, que permite compreender a presença de monoglossia e heteroglossia nesses discursos. Com base nos resultados das análises, almejamos encontrar evidências, argumentos e/ou dados em relação ao ensino de Libras no Brasil e à compreensão do processo histórico-discursivo da educação intercultural e bilíngue para pessoas Surdas no país. Dessa forma, buscamos destacar a importância de uma abordagem que contribua para a construção de uma práxis que promova diálogos reflexivos entre Surdos e não-surdos, reconhecendo a necessidade desse pensamento para a promoção da inclusão e da comunicação efetiva entre esses grupos nas interações sociais, políticas, identitárias e culturais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Alzenira Aquino de-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEEMIAS_GOMES_SANTANA.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.