Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20205
Tipo de Documento: Dissertação
Título: “O estudante prepara-se para reagir nas batalhas do porvir”: escritos nos jornais estudantis secundaristas em Aracaju/SE (1874-1915)
Autor(es): Santos, Luana de Jesus
Data do documento: 16-Jul-2024
Orientador: Oliveira, João Paulo Gama
Resumo: A presente dissertação tem como objeto os jornais estudantis O Porvir (1874), O Necydalus (1909-1911) e O Atheneu (1915), todos produzidos no Atheneu Sergipense, situado na cidade de Aracaju/SE, criado em 1870 e em funcionamento até os dias atuais. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar os escritos dos estudantes secundaristas nos jornais estudantis do final do século XIX e início do XX. Para tanto, foram traçados como objetivos específicos: a) Discorrer sobre a materialidade dos jornais estudantis no recorte temporal proposto; b) Problematizar as temáticas abordadas nos impressos estudantis em foco; c) Investigar os vestígios da cultura material escolar veiculados nos escritos dos discentes. Dentro dessa perspectiva, esses escritos dialogam com os conceitos de cultura material (Escolano Benito, 2017) e representação (Chartier, 1990, 2002). A similaridade dos impressos, em análise, aponta para os temas mais recorrentes nas discussões sobre a instrução pública (primária e secundária), sobre os rituais da escola (formaturas, exames, concursos, práticas de escrita) como também acerca de outras temáticas recorrentes do período estudado. A prática de escrita, a produção e circulação dos impressos apresentam aspectos da “cultura material da escola”, os objetos expostos, as ritualidades, a interação e experiências expressadas elucidam um cenário de formação de estudantes secundaristas. Diante da análise dos impressos secundaristas de Aracaju, percebe-se que a representação dos escritos dos estudantes, marcou um cenário de enfrentamentos pela melhoria do ensino secundário em terras sergipanas, o entusiasmo depositado pelos professores, redatores e por outros sujeitos, culminou na formação de uma parcela da intelectualidade de sergipanos que alçaram voos, vencendo assim, a ignorância ocasionada pela falta da instrução.
Abstract: This dissertation focuses on the student newspapers O Porvir (1874), O Necydalus (1909- 1911) and O Atheneu (1915), all linked to the Atheneu Sergipense located in the city of Aracaju/SE. The general objective of this research is to analyze the writings of high school students in student newspapers from the late 19th and early 20th centuries. To this end, the following specific objectives were outlined: a) Discuss the materiality of student newspapers in the proposed time frame; b) Discuss the themes covered in the student publications in focus; c) Investigate the traces of school material culture conveyed in students’ writings. Within this perspective, these writings dialogue with the concepts of school culture (Escolano Benito, 2017) and representation (Chartier, 1990, 2002). The similarity of the forms under analysis points to the most recurrent themes in discussions about public education (primary and secondary), about school rituals (graduations, exams, competitions, writing practices) as well as about topics such as science and religion. The practice of writing, the production and circulation of printed materials present aspects of the “empirical culture of the school”, the objects on display, the rituals, the interaction and experiences expressed elucidate a scenario of training for high school students. In view of the analysis of secondary school publications from Aracaju, it is clear that the representation of students' writings marked a scenario of battles for the improvement of secondary education in Sergipe, the enthusiasm deposited by teachers, editors and other subjects, culminating in the formation of intellectuality of Sergipe people who took flight, thus overcoming the ignorance caused by the lack of education.
Palavras-chave: Educação
História da educação em Sergipe
Jornais e periódicos estudantis de Sergipe
Cultura
Associações estudantis
Atheneu Sergipense
Cultura material escolar
Ensino secundário
Jornais Estudantis
School material culture
High school
Student newspapers
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Luana de Jesus. “O estudante prepara-se para reagir nas batalhas do porvir”: escritos nos jornais estudantis secundaristas em Aracaju/SE (1874-1915). 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20205
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA_JESUS_SANTOS.pdf3,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.