Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarreto, Jennifer Azevedo-
dc.date.accessioned2024-10-09T23:37:24Z-
dc.date.available2024-10-09T23:37:24Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.citationBARRETO, Jennifer Azevedo. O discurso, o imaginário e a identidade da mulher no semanário O Sexo Feminino (1873). 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20233-
dc.description.abstractThis dissertation presents a discursive analysis of the discourses given in the weekly O Sexo Feminino (1873), addressing the impact on the construction of women's identity and imaginary in nineteenth-century society. The speeches written in the nineteenth-century women's presses caused a break with the traditional patterns of the time, characterizing themselves as a historical event and a discursive event. The weekly O Sexo Feminino was written by women, and, in its editions, the writers defended education and the formation of female identity with ideological assumptions contrary to patriarchy. The discourse is made with and for subjects, in this case, the main discourses are produced by the creator Francisca Senhorinha Diniz representing the weekly. In this context, new ideologies became materialized in the discourses of the women's press, revealing transformations and historical events about women. In the editions, women had the intention of educating young people and adults about politics, education, marriage, professions, home, among other areas, in search of liberation from the conservative mold. This work is based on the Discourse Analysis of the French strand, specifically Pêcheux, in order to understand the influence of Francisca Senhorinha Diniz's discourse. in the construction of women's representations, as well as the meanings of marriage and the struggle for rights, in the first five editions of the weekly O Sexo Feminino in 1873. The methodological procedure used for this research was qualitative. To carry out the analysis of the corpus, the project is based on the concepts of Discourse Analysis worked on in Gadet and Hak (1993), Orlandi (2002), Gregolin (2007), Indursky (2007), Tfouni and Tfouni (2014) and Tfouni and Grigoletto (2020). Regarding the history of women in society, the study is based on considerations by Beauvoir (1949) and Federici (2017, 2018). The results indicate that the discourses of the women's press have a great influence, considering that it is through discourse that identities and social formations are formed, adapted or reconstructed.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectLiteratura feministapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectIdentidade de mulherespor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectMulheres na imprensapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectImprensa femininapor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectWomen's presseng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectWomaneng
dc.titleO discurso, o imaginário e a identidade da mulher no semanário O Sexo Feminino (1873)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tfouni, Fabio Elias Verdiani-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma análise discursiva dos discursos proferidos no semanário O Sexo Feminino (1873), abordando o impacto na construção da identidade e do imaginário da mulher na sociedade do século XIX. Novos modelos com o surgimento de ideologias que confrontam o que é imposto por uma sociedade patriarcal e machista. Os discursos escritos nas imprensas femininas oitocentistas provocaram um rompimento com os padrões tradicionais da época, caracterizando-se como acontecimento histórico e acontecimento discursivo. O semanário O Sexo Feminino era escrito por mulheres, e, nas edições, as escritoras defendiam a educação e a formação da identidade feminina com pressupostos ideológicos contrários ao patriarcalismo. O discurso se faz com e para sujeitos, neste caso, os principais discursos são produzidos pela idealizadora Francisca Senhorinha Diniz representando o semanário. Nesse contexto, novas ideologias tornaram-se materializadas nos discursos da imprensa feminina, revelando transformações e acontecimentos históricos sobre a mulher. Nas edições, as mulheres tinham o intuito de educar jovens e adultas sobre política, educação, casamento, profissões, casa, entre outras áreas, em busca da libertação do molde conservador. Este trabalho é fundamentado na Análise de Discurso da vertente francesa, em específico Pêcheux, com a finalidade de compreender a influência do discurso de Francisca Senhorinha Diniz. na construção das representações das mulheres, bem como os sentidos sobre o casamento e a luta por direitos, nas cinco primeiras edições do semanário O Sexo Feminino de 1873. O procedimento metodológico utilizado para esta pesquisa foi de caráter qualitativo. Para a realização da análise do corpus, o projeto é alicerçado nos conceitos da Análise de Discurso trabalhados em Gadet e Hak (1993), Orlandi (2002), Gregolin (2007), Indursky (2007), Tfouni e Tfouni (2014) e Tfouni e Grigoletto (2020). Acerca da história da mulher na sociedade, o estudo se apoia em considerações de Beauvoir (1949) e Federici (2017, 2018). Os resultados sinalizam que os discursos da imprensa feminina têm grande influência, tendo em vista que é através do discurso que as identidades e formações sociais são formadas, adaptadas ou reconstruídas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JENNIFER_AZEVEDO_BARRETO.pdf580,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.