Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20256
Tipo de Documento: Monografia
Título: O papel da biblioteca escolar na promoção da equidade racial : um estudo de ações antirracistas em Aracaju - Sergipe
Autor(es): Ramos, Gislaine dos Santos
Data do documento: 12-Abr-2024
Orientador: Santos, Fernando Bittencourt dos
Resumo: Este artigo apresenta um estudo acerca das ações desenvolvidas sobre a temática étnico-racial dentro das bibliotecas escolares de Aracaju - SE. A fim de contribuir para facilitação da inserção da temática étnico-racial no planejamento anual da biblioteca escolar. A metodologia empregada inclui uma análise detalhada de dados coletados via Google Forms de pessoas bibliotecárias atuantes na área.A BE tem a oportunidade de trabalhar a temática étnico-racial desde o início da aprendizagem. A BE tem a possibilidade de atuar no combate ao racismo desde a base escolar, através da divulgação do conhecimento e autoconhecimento de pessoas não brancas. Partindo deste princípio, surge a necessidade de identificar quais são as práticas bibliotecárias sobre a temática étnico-racial que vêm sendo desenvolvidas nas BEs, e de que forma os bibliotecários(as) podem contribuir nessa luta. Assim, é válido questionar: quais as ações antirracistas desenvolvidas por bibliotecários(as) nas bibliotecas escolares? A fim de responder esse questionamento, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar as ações antirracistas que vêm sendo desenvolvidas por bibliotecários(as) nas BEs de Aracaju-Sergipe. Para tanto, pretende especificamente: 1) Verificar a periodicidade das ações étnico raciais que vem sendo desenvolvidas na BE; 2) Analisar se na BE existe acervos que abordem a questão étnico-racial e antirracista; 3) Apresentar as contribuições à comunidade escolar das práticas antirracistas que são desenvolvidas na BE; 4) Elaborar um guia de práticas antirracistas para as bibliotecas escolares de Aracaju - SE. A relevância deste trabalho é evidenciada pela sua aplicação potencial na prática tornando possível viabilizar que discussões e ações dinâmicas sejam possíveis de serem realizadas na prática.
Abstract: This article presents a study about the actions developed regarding the ethnic-racial theme within school libraries in Aracaju - SE. In order to contribute to facilitating the insertion of the ethnic-racial theme into the annual planning of the school library. The methodology employed includes a detailed analysis of data collected via Google Forms from librarians working in the area. The school library has the opportunity to work on the ethnic-racial theme from the beginning of learning. The school library has the possibility to act in combating racism from the school base, through the dissemination of knowledge and self-knowledge of non-white people. Based on this principle, there arises the need to identify what are the library practices regarding the ethnic-racial theme that have been developed in school libraries, and how librarians can contribute to this struggle. Thus, it is valid to question: what are the anti-racist actions developed by librarians in school libraries? In order to answer this question, this work has as its general objective to identify the anti-racist actions that have been developed by librarians in the school libraries of Aracaju-Sergipe. To do so, it specifically intends to: 1) Verify the periodicity of the ethnic-racial actions that have been developed in the school library; 2) Analyze if there are collections in the school library that address the ethnic-racial and anti-racist issue; 3) Present the contributions to the school community of the anti-racist practices that are developed in the school library; 4) Develop a guide of anti-racist practices for school libraries in Aracaju - SE. The relevance of this work is evidenced by its potential application in practice, making it possible to enable dynamic discussions and actions to be carried out in practice.
Palavras-chave: Biblioteconomia
Ensino superior (UFS)
Biblioteca escolar
Biblioteconomia negra
Educação antirracista
Étnico-racial
Biblioteconomia antirracista
School Library
Black Librarianship
Anti-Racist Education
Ethnic-Racial
Librarianship Anti-Racist
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
Citação: Ramos, Gislaine dos Santos. O papel da biblioteca escolar na promoção da equidade racial : um estudo de ações antirracistas em Aracaju - Sergipe. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20256
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gislaine_Santos_Ramos.pdf248,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.