Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20259
Tipo de Documento: Monografia
Título : Estudo sobre a temática do feminismo no ambiente escolar com jovens do ensino médio : uma proposta de iniciativa de Slam Poetry
Autor : Santos, Maria Clara Reinol
Fecha de publicación : 16-abr-2024
Director(a): Fialho, Janaina
Resumen: Sabendo das desigualdades sociais existentes relacionadas ao gênero, principalmente em uma sociedade enraizada no patriarcado, as mulheres são objetificadas, tratadas como posse, porém atualmente vêm buscando autonomia e reivindicando seus direitos. A pesquisa tem o objetivo geral de analisar como as questões relacionadas ao feminismo são abordadas e trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, bem como específicos: investigar a participação da biblioteca escolar no processo de formação dos jovens em relação às questões feministas, avaliar o papel do professor como mediador da temática do feminismo e demonstrar como a iniciativa do slam poetry contribui para a abordagem do feminismo com os alunos do primeiro ano do ensino médio. O problema foi assim delineado: como o Centro de Excelência Atheneu Sergipense aborda essas questões relacionadas ao feminismo com os alunos, e como o profissional da informação tem observado o impacto do incentivo sobre os estudos nas pautas feministas para jovens que vivem em uma sociedade patriarcal. Qual a sua importância, por que o feminismo é essencial para a formação e a libertação dos jovens no século XXI? A pesquisa é qualitativa, exploratória e utilizou o método da pesquisa-ação. Utilizou-se entrevista com os professores e a responsável pela biblioteca para coletar dados. Os resultados apontam o slam poetry como uma ferramenta importante para se trabalhar a temática do feminismo nas escolas, bem como o papel importante da biblioteca nesse processo. Um vídeo foi produzido como resultado do estudo.
Resumen : Knowing the existing social inequalities relating to gender, especially in a patriarchy rooted society, women are objectified, treated as possessions, but they are currently seeking autonomy and claiming their rights. The research has the general objective of analyzing how issues related to feminism are approached and worked on with students in the freshman year of high school at the Atheneu Sergipense Center of Excellence, as well as specifically: investigating the participation of the school libraries in the process of educating young people in relation to feminist issues, evaluating the role of teachers as the mediators of the topic of feminism and demonstrate how the initiative of Slam Poetry contributes to the approach to feminism with freshman high school students. The problem was outlined as follows: how the Atheneu Sergipense Center of Excellence addresses these issues related to feminism with students, and how the information professional has observed the impact of encouraging studies on feminist ideals for young people living in a patriarchal society. How important is it, why is feminism essential for the formation and liberation of young people in the 21st century? The research is qualitative, exploratory and used the action- research method. Interviews with teachers and the person responsible for the library were used to collect data. The results point to Slam Poetry as an important tool for working on the topic of feminism in schools, as well as the important role of the library in this process. A video was produced as a result of the study.
Palabras clave : Biblioteconomia e documentação
Ensino superior (UFS)
Biblioteca escolar
Slam Poetry
Centro de Excelência Atheneu Sergipense (Colégio Atheneu)
Feminismo
Profissional bibliotecário
School library
Slam Poetry
Atheneu Sergipense Center of Excellence (Colégio Atheneu)
Feminism
Librarian professional
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
Citación : Santos, Maria Clara Reinol. Estudo sobre a temática do feminismo no ambiente escolar com jovens do ensino médio : uma proposta de iniciativa de Slam Poetry. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20259
Aparece en las colecciones: Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria_Clara_Reinol_Santos.pdf1,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.