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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Jucinalva dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-24T20:45:17Z-
dc.date.available2024-10-24T20:45:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20325-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofExperiências de escrita literária em sala de aula: criando fanfics a partir dos contos de Conceição Evaristopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectEnsino da escritapor
dc.subjectContospor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectConceição Evaristopor
dc.subjectMediação de leiturapor
dc.subjectGêneros literáriospor
dc.subjectFanficeng
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapor
dc.titleExperiências de escrita literária em sala de aula: criando fanfics a partir dos contos de Conceição Evaristo (Caderno pedagógico)pt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Aparecida Silva-
dc.description.resumoEste caderno pedagógico apresenta como proposta promover uma prática de mediação literária seguida de uma escrita criativa, para desenvolver habilidades de leitura e escrita autoral através do gênero fanfic, fomentando a leitura, a releitura e a produção textual. A produção deste material cumpre um dos objetivos específicos da dissertação de mestrado intitulada “EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA LITERÁRIA EM SALA DE AULA: CRIANDO FANFICS A PARTIR DOS CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO” — realizada por Jucinalva dos Santos Marques, sob orientação da prof. Dra. Maria Aparecida da Silva Ribeiro. A pesquisa insere-se no Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras da Universidade Federal de Sergipe — campus São Cristóvão, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com coordenação Nacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um produto educacional organizado em cinco módulos que, entre outras coisas, busca evidenciar a importância da literatura feminina negra como estratégia para que a escola rompa o silêncio sobre as questões étnicas, de classe e de gênero. Assim, o material pretende contribuir com educadoras e educadores de Língua Portuguesa (e/ou outros agentes culturais) ao sugerir a vertente feminina da literatura negra (ou afro-brasileira) como uma alternativa pedagógica para a aplicação da Lei 10.639/03. Ademais, espera-se contribuir para que os estudantes tenham o direito de ler a literatura feminina negra na escola para, a partir da leitura, possibilitar-lhes uma reflexão crítica sobre as relações étnicas, sobre as relações de classe e sobre as relações de gênero no Brasil, com destaque para a valorização da identidade e o resgate da autoestima da mulher negra na sociedade brasileira. Portanto, a você, leitora e leitor, especialmente aos docentes que acreditam ser possível construir uma educação pública de qualidade, espera-se que este material lhes seja útil.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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