Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Jucinalva dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T20:45:17Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T20:45:17Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20325 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Experiências de escrita literária em sala de aula: criando fanfics a partir dos contos de Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | por |
dc.subject | Ensino da escrita | por |
dc.subject | Contos | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Conceição Evaristo | por |
dc.subject | Mediação de leitura | por |
dc.subject | Gêneros literários | por |
dc.subject | Fanfic | eng |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | por |
dc.title | Experiências de escrita literária em sala de aula: criando fanfics a partir dos contos de Conceição Evaristo (Caderno pedagógico) | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Maria Aparecida Silva | - |
dc.description.resumo | Este caderno pedagógico apresenta como proposta promover uma prática de mediação literária seguida de uma escrita criativa, para desenvolver habilidades de leitura e escrita autoral através do gênero fanfic, fomentando a leitura, a releitura e a produção textual. A produção deste material cumpre um dos objetivos específicos da dissertação de mestrado intitulada “EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA LITERÁRIA EM SALA DE AULA: CRIANDO FANFICS A PARTIR DOS CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO” — realizada por Jucinalva dos Santos Marques, sob orientação da prof. Dra. Maria Aparecida da Silva Ribeiro. A pesquisa insere-se no Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras da Universidade Federal de Sergipe — campus São Cristóvão, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com coordenação Nacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um produto educacional organizado em cinco módulos que, entre outras coisas, busca evidenciar a importância da literatura feminina negra como estratégia para que a escola rompa o silêncio sobre as questões étnicas, de classe e de gênero. Assim, o material pretende contribuir com educadoras e educadores de Língua Portuguesa (e/ou outros agentes culturais) ao sugerir a vertente feminina da literatura negra (ou afro-brasileira) como uma alternativa pedagógica para a aplicação da Lei 10.639/03. Ademais, espera-se contribuir para que os estudantes tenham o direito de ler a literatura feminina negra na escola para, a partir da leitura, possibilitar-lhes uma reflexão crítica sobre as relações étnicas, sobre as relações de classe e sobre as relações de gênero no Brasil, com destaque para a valorização da identidade e o resgate da autoestima da mulher negra na sociedade brasileira. Portanto, a você, leitora e leitor, especialmente aos docentes que acreditam ser possível construir uma educação pública de qualidade, espera-se que este material lhes seja útil. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JUCINALVA_SANTOS_MARQUES-CadPedagogico.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.