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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20350
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem de frações por meio de aplicativos gamificados |
Autor(es): | Nascimento, Flaviano Gomes |
Data do documento: | 30-Mai-2023 |
Orientador: | Attie, João Paulo |
Resumo: | Esta pesquisa foi idealizada com o objetivo de identificar se há relação entre a interação com os aplicativos gamificados e a aprendizagem de frações. Os participantes foram estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no interior do estado da Bahia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com aspectos bibliográfico, exploratório e descritivo e os dados foram coletados por meio da aplicação de avaliações diagnósticas, além da aplicação de uma sequência de atividades na sala de aula com a utilização de aplicativos gamificados. Como fundamentos, utilizamos essencialmente as concepções de gamificação e de gamificação na aprendizagem, além do conceito de fração e das dificuldades enfrentadas na aprendizagem das mesmas. A respeito da análise dos dados, optamos por utilizar a técnica da Análise de Conteúdo, que foi realizada por meio de observação e revisões com base nas três fases de organização de uma análise a saber: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Entre os resultados obtidos, podemos apontar que houve uma melhora significativa no desempenho dos alunos em relação a algumas das operações com frações e à sua representação, apontando para a existência de uma relação entre a utilização de aplicativos gamificados e a aprendizagem de frações. |
Abstract: | This research was designed with the aim of identifying whether there is a relationship between interaction with gamified applications and learning fractions. The participants were students in the 7th year of elementary school at a public school located in the interior of the state of Bahia. It was qualitative research, with bibliographical, exploratory and descriptive aspects and the data were collected through the application of diagnostic evaluations, in addition to the application of a sequence of activities in the classroom with the use of gamified applications. As fundamentals, we essentially use the concepts of gamification and gamification in learning, in addition to the concept of fraction and the difficulties faced in learning them. With regard to data analysis, it was decided to use the Content Analysis technique, which was carried out through observation and revisions based on the three stages of organization of an analysis, namely: pre-analysis, material exploration and treatment. of the results. Among the results obtained, we can point out that there was a significant improvement in the students' performance in relation to some of the operations with fractions and their representation, pointing to the existence of a relationship between the use of gamified applications and the learning of fractions. |
Palavras-chave: | Gamificação Frações Aprendizagem de frações 7º ano Ensino fundamental Gamification Learning fractions 7th year Elementary school |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | NASCIMENTO, Flaviano Gomes. Aprendizagem de frações por meio de aplicativos gamificados. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20350 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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