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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20356
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Avaliação do conhecimento dos professores de Ensino Infantil e Ensino Fundamental I de Aracaju sobre a epilepsia |
Autor(es): | Oliveira, Mayara Lícia |
Data do documento: | 2019 |
Orientador: | Neves, Eduardo Luís de Aquino |
Resumo: | A epilepsia é uma das condições neurológicas mais frequentes durante a infância, sendo também uma doença envolta de mitos e estigmas. As crianças com epilepsia estão, portanto, mais sujeitas a transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão, do que as crianças sem essa doença. Assim, professor torna-se fundamental para a inclusão de alunos com epilepsia no ambiente escolar, para a facilitação de seu relacionamento com os outros alunos, como também para o manejo e, muitas vezes, diagnóstico de crises epilépticas. Para tanto, esses profissionais necessitam possuir um conhecimento adequado sobre a epilepsia. Assim, este trabalho consiste em um estudo transversal, observacional, realizado com professores de escolas públicas e privadas em Aracaju, Sergipe, cujo objetivo é avaliar o conhecimento sobre epilepsia de professores dos níveis básicos de ensino nesta cidade. Para isso, utilizou-se como instrumento de avaliação o questionário elaborado por Fernandes e Souza (2004). Após recebermos os questionários preenchidos, entregávamos aos professores um folheto informativo com questões pertinentes sobre a epilepsia.Foi avaliado o conhecimento de 92 professores. Desses, 95,65% acreditaram que crianças com epilepsia deveriam frequentar a escola comum e 80,43% deles disseram que crianças com esta condição acompanhavam a escola com a mesma facilidade que as outras crianças. 84,78% dos professores acreditavam que a epilepsia era tratada com medicamentos e 77,17% afirmaram que o tratamento consista em acompanhamento médico. 36,96% dos professores desenrolariam a língua da criança na vigência de uma crise e 29,35% dos professores disseram que a criança poderia engolir a língua durante a crise tônico-clônica. Os professores de Aracaju apresentaram conhecimento satisfatório em relação às atividades educacionais de criança com epilepsia, no entanto, há um déficit entre esses profissionais no que tange ao manejo de crises tônico-clônicas e há elevada prevalência entre os professores do mito de que a criança pode engolir a língua durante a crise. Novos estudos precisam ser feitos para avaliar o impacto dos folhetos informativos entregues durante o estudo para o conhecimento dos professores em Aracaju sobre epilepsia. |
Abstract: | Epilepsy is one of the most frequent childhood neurologic disorders that is surrounded by myths and social stigma, therefore putting children with epilepsy at higher risk of developing psychiatric disorders, such as anxiety and depression, than children living without this disease. In the school environment the teacher plays a fundamental role for the inclusion of children with epilepsy by mediating and encouraging the development of relationships with other students, as well as recognizing and managing epileptic seizures. To do so, these professionals need to be educated on the disorder. This is a cross-sectional study conducted on teachers from public and private schools at Aracaju, Sergipe which aims to evaluate the knowledge about epilepsy among primary school teachers in this city. As evaluation tool, the questionnaire developed by Fernandes and Souza (2004) was employed. Upon receiving the filled out questionnaires we handed out pamphlets containing important information regarding epilepsy to the teachers. Out of 92 teachers whose knowledge was evaluated 95,65% believed that children with epilepsy should attend regular school and 80,43% % stated that children with this condition were able to keep up with school work with the same ease as the other children. 84,78% teachers believed that epilepsy was treated with medication and 77,17% with medical follow up; 29,35% believed that the children could swallow their tongue during the tonic-clonic seizure and 36,96% teachers said they would attempt to unwind the child's tongue in the event of a seizure.The teachers of Aracaju demonstrated satisfactory knowledge about educational activities of children with epilepsy, nevertheless, there is a deficit amongst theses professionals regarding the management of tonic- clonic seizures, and there is a high prevalence of the myth that a child could swallow the tongue during a seizure. New studies must be conducted to analyze the impact of the informative pamphlets on the knowledge of the teachers of Aracaju. |
Palavras-chave: | Epilepsia Conhecimentos, atitudes e prática em Saúde Bem-estar da criança Professores escolares Epilepsy Health knowledge, attitudes, practice Child welfare School teachers |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial |
Citação: | OLIVEIRA, Mayara Lícia. Avaliação do conhecimento dos professores de Ensino Infantil e Ensino Fundamental I de Aracaju sobre a epilepsia. 2019. 67f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2019. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20356 |
Aparece nas coleções: | Medicina |
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