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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves Filho, Deoclécio Jorge-
dc.contributor.authorSilva, Rosângela Sarmento-
dc.contributor.authorOliveira, Kleber Fernandes de-
dc.date.accessioned2024-10-31T13:11:58Z-
dc.date.available2024-10-31T13:11:58Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20368-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofModelo de composição de custos aplicado ao método ABC para o ensino superior do Campus Itabaiana da UFSpt_BR
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectCustos de universidades e faculdadespor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectCusteio baseado em atividades (ABC)por
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipepor
dc.subjectCampus Universitário Professor Alberto Carvalhopor
dc.subjectCampus de Itabaianapor
dc.subjectCustospor
dc.subjectSistema de informação de custospor
dc.subjectModelo de composição de custospor
dc.subjectMétodo de apropriação de custos (ABC)por
dc.subjectNova gestão públicapor
dc.titleModelo de composição de custos aplicado ao método ABC para o ensino superior do Campus Itabaiana da UFS (Produto técnico tecnológico)pt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo propor um Modelo de Composição de Custos aplicado ao ABC para o ensino superior do Campus Prof. Alberto Carvalho (Campus Itabaiana). Como método de pesquisa foi realizado um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, por meio de dados secundários, de cunho descrito e exploratório. Os resultados encontrados permitem observar o verdadeiro custo apresentados pelo Campus Itabaiana, evidenciando as principais despesas que incidem nessa unidade e deixando claro como elas são absolvidas pelas atividades desempenhadas nos departamentos. A relevância e originalidade foi que o modelo proposto possibilita ao gestor conhecer os principais custos que incidem sobre o campus, de forma clara e simplificada utilizando o Método de Apropriação de Custos ABC (Custeio Baseado em Atividades) Nakagawa (2001). Esse estudo foi capaz de esclarecer como os Custos Indiretos são consumidos pelas atividades do Campus, ficando claro como os recursos deveriam ser distribuídos em relação aos departamentos da unidade pesquisada. Assim, as contribuições sociais e de gestão se destacam na melhoria da gestão, com o maior conhecimento dos custos relativos à instituição e consequentemente menor desperdício de recursos adquiridos da sociedade para uma melhor gestão na educação, contribuindo dessa forma com o princípio da eficiência e economicidade. Outra contribuição é a possibilidade de compartilhar informações com outras instituições de ensino superior, permitindo que a UFS compare seus custos e práticas de gestão com outras universidades. Esta troca de informações pode revelar novas oportunidades de melhoria e inovação na gestão financeira.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública (recursos educacionais e técnicos)

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