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dc.contributor.authorAndrade, Uaslei Brito de-
dc.date.accessioned2024-11-06T15:04:49Z-
dc.date.available2024-11-06T15:04:49Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationANDRADE, Uaslei Brito de. Game Aventura Medieval: uma possibilidade de aprender tópicos de cinemática na 1ª série do ensino médio. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20388-
dc.description.abstractThe present study presents a proposal for the development and application of software as a learning tool in the Physics discipline. Medieval Adventure, an educational object used in the research, is a 2D Adventure game developed in the Unity game engine with the help of the C# programming language, which addresses the concepts of Kinematics, content normally seen in the first grade of high school. The digital game has open access in the Android operating system and PC. To check the game's learning possibilities, users will have to complete missions established according to the progression of the maps, which address physical concepts contextualized with the needs of each situation found on the map. After completing the respective missions, the player is given rewards as incentives to continue using the game. The research participants for data collection are students in the first year of high school at a private school, located in the metropolitan region of the capital of São Paulo. The type of research used to evaluate the results will be qualitative, aiming to analyze the students' learning signs before and after using Aventura Medieval to later fill out a questionnaire about their impressions regarding the use of digital technologies in the learning processes, as well as giving feedback on the dynamics in which the game is used. The results sought to verify the students' strategies for completing the game and analyze whether the use of Medieval Adventure contributed to the learning of Kinematics concepts using the Content Analysis technique.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFísicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectJogos no ensino de físicapor
dc.subjectCinemáticapor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectGameseng
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.titleGame Aventura Medieval: uma possibilidade de aprender tópicos de cinemática na 1ª série do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Carlos Alberto de-
dc.description.resumoO presente estudo apresenta uma proposta de desenvolvimento e aplicação de um software como instrumento de aprendizagem na disciplina de Física. O Aventura Medieval, objeto educacional utilizado na pesquisa, é um game de Aventura em 2D desenvolvido no motor de jogo (ou engine) Unity, com o auxílio da linguagem de programação C#, que aborda os conceitos de Cinemática, conteúdo normalmente visto na primeira série do ensino médio. O jogo digital possui acesso aberto no sistema operacional Android e também em Computador. Para verificar as possibilidades de aprendizagem do jogo, os usuários têm que cumprir missões estabelecidas, de acordo com o avanço dos mapas, que abordam conceitos físicos contextualizados com a necessidade de cada situação encontrada. Após a conclusão das missões, são concedidas ao jogador recompensas como estímulos a continuar utilizando o game. Os participantes da pesquisa para a coleta de dados foram alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola da rede privada, localizada na Região Metropolitana da capital de São Paulo. O tipo de pesquisa utilizada para a avaliação dos resultados foi a forma qualitativa, visando analisar os indícios de aprendizagem dos discentes antes e depois de utilizar o Aventura Medieval para posteriormente preencher um questionário sobre suas impressões em relação ao uso de tecnologias digitais nos processos de aprendizagem, assim como para dar um feedback sobre a dinâmica através da qual o game é utilizado. Os resultados buscaram verificar as estratégias dos estudantes para a conclusão do game e analisar se a utilização do Aventura Medieval contribuiu para a aprendizagem dos conceitos de Cinemática com o uso da técnica de Análise de Conteúdo.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Moro, Leandro Silva-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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