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Tipo de Documento: Tese
Título : Lutas, resistências e conquistas: formação histórica do sindicalismo docente em educação básica da rede pública do estado de Sergipe (1960 – 1980)
Autor : Plácido, Maria Elze dos Santos
Fecha de publicación : 23-ago-2024
Director(a): Bretas, Silvana Aparecida
Resumen: A presente Tese sob o título Lutas, Resistências e Conquistas: formação histórica do sindicalismo docente em Educação Básica da rede pública do Estado de Sergipe (1960 – 1980) esta articulado ao Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais – GPEMS/UFS, o qual tem como eixo matricial análise sócio histórica das estratégias educativas na formação dos movimentos sociais do campo e da cidade. Esta pesquisa caracteriza-se por um lado, a conclusão do curso do Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGED da Universidade Federal de Sergipe – UFS, mas por outro, não representa a conclusão do processo investigativo sob a formação histórica do sindicalismo docente no estado de Sergipe. O objeto desse estudo, é investigar a origem e o desenvolvimento do sindicalismo docente da educação básica da rede pública do Estado de Sergipe, no sentido de compreender seu papel, os embates políticos e sua atuação, no período de 1960 a 1980. O objetivo geral é pesquisar como historicamente se deu a formação do sindicalismo docente em Educação Básica da rede pública do Estado de Sergipe no período de 1960 – 1980. A problemática central está configurada em perceber que os professores/as públicos da rede estadual de Sergipe, sofreram abalos na condição financeira e profissional, nesse sentido, levanta-se a hipótese de que, essa conjuntura pode ter contribuído para que fossem implementadas lutas populares pela educação e se organizassem, ainda mais, enquanto categoria trabalhadora, na busca da garantia dos seus direitos. Para caracterizar esta investigação adota-se o tipo de pesquisa qualitativa, tendo como enfogue metodológico o materialismo histórico dialético. O campo empírico da pesquisa é o sindicalismo docente do estado de Sergipe. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a entrevista semi estruturada. O material coletado por meio da entrevista semi estruturada, foi analisado a luz das seguintes categorias: Condições objetivas e subjetivas dos docentes da educação básica/pública do Estado de Sergipe; Lutas, Resistências e Conquistas enfrentadas pelo movimento dos trabalhadores e trabalhadoras em educação no período de 1960 a 1980; Pautas das reivindicações feitas pelos docentes; Imprensa local e o movimento/organização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. O resultado da pesquisa aponta que na década de 60 os docentes e demais trabalhadores públicos estaduais, começaram a se mobilizar através de associações para defender os interesses da categoria. Não era associações especificas de trabalhadores/as em educação. A primeira organização específica para a categoria docente surge na década de 70, denominada de Associação dos Profissionais do Magistério Estadual - APMESE. Porém foi criada por agentes do governo, estando alinhada as diretrizes governamentais. No final da década de 70 e início dos anos 80, surge um agrupamento de professores e criam o Centro dos Profissionais de Ensino de Sergipe - CEPES, essa organização faz oposição a APMESE. Com a constituição de 1988 a APMESE é transformada no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe - SINTESE, com presença marcante no cenário sindical e politico sergipano, que representa os interesses dos profissionais da educação Básica em Sergipe.
Resumen : The thesis titled Struggles, Resistances, and Achievements: Historical Formation of Teacher Unionism in Basic Education in the Public Network of the State of Sergipe (1960 – 1980) is associated with the Research Group on Education and Social Movements – GPEMS/UFS, which focuses on the socio-historical analysis of educational strategies in the formation of social movements in rural and urban areas. This research represents both the conclusion of the doctoral course in the Postgraduate Program in Education – PPGED at the Federal University of Sergipe – UFS, and does not signify the end of the investigative process regarding the historical formation of teacher unionism in Sergipe.The objective of this study is to investigate the origins and development of teacher unionism in basic education within the public network of the State of Sergipe, aiming to understand its role, political conflicts, and activities between 1960 and 1980. The central issue is to recognize that public school teachers in Sergipe experienced financial and professional challenges, leading to the hypothesis that these conditions may have contributed to the rise of popular struggles for education and the organization of teachers as a working class seeking their rights.This investigation employs a qualitative research approach, using historical materialism as its methodological focus. The empirical field of the research is teacher unionism in Sergipe. Data collection was conducted using semi-structured interviews. The material collected through these interviews was analyzed according to the following categories: Objective and subjective conditions of basic/public education teachers in Sergipe; Struggles, Resistances, and Achievements faced by the education workers' movement from 1960 to 1980; Claims made by teachers; Local press and the organization of education workers.The research findings indicate that in the 1960s, teachers and other state public workers began to mobilize through associations to defend their interests, although these were not specific to education workers. The first specific organization for the teaching category emerged in the 1970s, called the Association of State Teaching Professionals - APMESE, which was created by government agents and aligned with government guidelines. In the late 1970s and early 1980s, a group of teachers established the Center of Teaching Professionals of Sergipe - CESPES, which opposed APMESE. With the 1988 Constitution, APMESE was transformed into the Union of Workers in Basic Education of the State of Sergipe - SINTESE, which has a prominent presence in the union and political scene in Sergipe, representing the interests of basic education professionals in the state.
Palabras clave : Educação básica - Sergipe
Professores - Sindicatos - Sergipe
Sindicalismo
Sindicatos - Educação - História
Basic education
Teachers - Unions
Unionism
Unionism - Education - History
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : PLÁCIDO, Maria Elze dos Santos. Lutas, resistências e conquistas: formação histórica do sindicalismo docente em educação básica da rede pública do estado de Sergipe (1960 – 1980). 2024. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20390
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação

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