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dc.contributor.authorSantos, Genilson Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-11-13T13:01:05Z-
dc.date.available2024-11-13T13:01:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Genilson Ribeiro. Educação em saúde para prevenção do diabetes, hipertensão e obesidade: um apanhado do projeto Ciência na Praça realizado no bairro Rosa Elze - São Cristóvão. 2016. 14f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20434-
dc.description.abstractThe university has the role to transform and improve the lives of people through the transfer of knowledge generated in scope to the whole of society. The university extension plays a central role in this task of exercising the bridge between society and what the university creates. This article deals with the experience lived in the Extension Project "Science in the Square". The project focused on the development of collective actions, priority prevention and health promotion, using a strategy of health education. Objectivity and simplicity were key points adopted, for best results and to better understanding and comprehension of the issues. The target audience was the residents of a neighborhood near the University. On that occasion they were measured blood pressure measurements, anthropometric measurements of height and weight for body mass index calculation that served as the active search for cases of hypertension and obesity, respectively. It was also carried out blood glucose test to track potential cases of diabetes. In the population was evaluated during the project pathologies studied showed high incidence in all age groups, following the global trend of the epidemiological transition in which chronic diseases are becoming more prevalent day. The intervention caused repercussions, with positive effects on the results achieved, not only in the context of learning, but the possibility of contributing to the process of awareness and promoting change.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectExtensãopor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectTransição epidemiológicapor
dc.subjectDoenças crônicaspor
dc.subjectExtensioneng
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectHealth transitioneng
dc.subjectChronic diseaseseng
dc.titleEducação em saúde para prevenção do diabetes, hipertensão e obesidade: um apanhado do projeto Ciência na Praça realizado no bairro Rosa Elze - São Cristóvãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Luciene-
dc.description.resumoA universidade tem o papel de transformar e melhorar a vida das pessoas por meio da transferência de conhecimentos gerados no seu âmbito ao conjunto da sociedade. A extensão universitária ocupa um papel central nessa tarefa de exercer a ponte entre a sociedade e aquilo que a universidade cria. Este artigo versa sobre a experiência vivenciada no Projeto de Extensão “Ciência na Praça”. O projeto enfocou o desenvolvimento de ações coletivas, prioritariamente de prevenção e promoção a saúde, utilizando como estratégia a educação em saúde. A objetividade e a simplicidade foram pontos cruciais adotados, para um melhor resultado e para melhor entendimento e compreensão dos temas. O público alvo foi os moradores de um bairro próximo a uma Universidade. Na oportunidade foram aferidas medidas de pressão arterial, medidas antropométricas de peso e altura para cálculo de índice de massa corporal que serviram de busca ativa para casos de hipertensão arterial sistêmica e obesidade, respectivamente. Foi realizado também o teste de glicemia capilar para rastrear possíveis casos de diabetes. Na população que foi avaliada durante o projeto as patologias estudadas apresentaram alta incidência em todas as faixas etárias, seguindo a tendência mundial da transição epidemiológica em que doenças crônicas tornam-se cada dia mais prevalentes. A intervenção ocasionou repercussões, com efeitos positivos diante dos resultados alcançados, não somente no âmbito da aprendizagem, mas na possibilidade de contribuir com o processo de tomada de consciência e com a promoção de mudanças.pt_BR
dc.publisher.departmentDME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
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