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dc.contributor.authorSá, Gabriela Cardoso-
dc.date.accessioned2024-11-13T16:00:10Z-
dc.date.available2024-11-13T16:00:10Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationSÁ, Gabriela Cardoso. Análise dos impactos da disciplina Projeto de Vida: um estudo com universitários. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20438-
dc.description.abstractThis dissertation set out to analyze the subject of Life Project by consulting university students, verifying the difference between those who took and those who did not take the subject in public high school. It used two variables through descriptive statistical analysis, in terms of purpose (Malin et al., 2017) and in terms of determination and perseverance (Duckworth; Quinn, 2009). The sample consisted of 151 students from the Federal University of Sergipe, 89 of whom had taken part in the course in question, while 62 participants in this study did not know about the course. The data was collected via Google Forms and analyzed using SPSS software . The “purpose” variable followed the same model used by (Malin et al., 2017) in their analysis. As for the “determination and perseverance” variable, prior exploratory factor analysis was required in order to proceed with the selected statistical tests. The results showed that the students who took the course had slightly higher averages in both variables compared to those who did not, but these differences were not statistically significant. Specifically, the averages were 3.90% for purpose, 3.50% for Consistent Perseverance and 3.25% for Inconstant Perseverance in the course participants, compared to 3.68%, 3.49% and 3.04% respectively in the non-participants. The Mann-Whitney test revealed p-values greater than 0.05, indicating that the differences observed cannot be attributed to participation in the course. The research concluded that although the course had a tendency to positively influence students, there was no statistical evidence to affirm that this influence was significant. The findings highlight the need for future research with larger samples and varied methodologies to explore in greater depth the implications of this type of educational intervention on students' personal and academic development.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectEnsino superior (finalidades e objetivos)por
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectEstudantes universitários (avaliação)por
dc.subjectMotivação na educação (pesquisa)por
dc.subjectPesquisa de intençãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProjeto de vidapor
dc.subjectUniversitáriospor
dc.subjectPropósitopor
dc.subjectDeterminaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLife projecteng
dc.subjectUniversity studentseng
dc.subjectPurposeeng
dc.subjectDeterminationeng
dc.titleAnálise dos impactos da disciplina Projeto de Vida: um estudo com universitáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Jefferson David Araújo-
dc.description.resumoEsta dissertação se propôs a analisar a disciplina Projeto de Vida por meio da consulta a universitários, verificando a diferença entre aqueles que cursaram e os que não cursaram a disciplina no ensino médio público. Utilizou-se de duas variáveis por meio de análise estatística descritiva, em termos de propósito (Malin et al., 2017) e em termos de determinação e perseverança (Duckworth; Quinn, 2009). A amostra foi composta por 151 estudantes da Universidade Federal de Sergipe, sendo que deste total 89 participaram da disciplina em tela, enquanto 62 participantes do presente estudo não conheceram a disciplina. Os dados foram coletados via Google Forms e analisados por meio do software SPSS. A variável “propósito” seguiu o mesmo modelo utilizado por (Malin et al., 2017) em sua análise. Já para a variável “determinação e perseverança”, foi necessário a análise fatorial exploratória prévia para seguir com os testes estatísticos selecionados. Os resultados mostraram que os alunos que cursaram a disciplina apresentaram médias ligeiramente superiores em ambas as variáveis em comparação aos que não participaram, porém, tais diferenças não foram estatisticamente significativas. Especificamente, as médias foram de 3,90% para propósito, 3,50% para Perseverança Consistente e, e 3,25% para Perseverança Inconstante nos participantes da disciplina, contra 3,68%, 3,49%, e 3,04% respectivamente, nos não participantes. O teste de Mann-Whitney revelou p-valores superiores a 0,05, indicando que as diferenças observadas não podem ser atribuídas à participação na disciplina. A pesquisa concluiu que, embora a disciplina tenha mostrado tendência de influenciar positivamente os estudantes, não houve evidência estatística para afirmar que essa influência seja significativa. Os achados ressaltam a necessidade de futuras pesquisas com amostras maiores e metodologias variadas para explorar de forma mais profunda as implicações desse tipo de intervenção educacional no desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paixão, Roberto Brazileiro-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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