Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20496
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Caracterização das concepções sobre ciência e natureza da ciência (NDC) presentes em um livro didático de ciências para o ensino médio sob o enfoque CTS |
Autor : | Santos, Mayla Silva |
Fecha de publicación : | 27-ago-2024 |
Director(a): | Silva, Wellington Barros da |
Resumen: | A ciência frequentemente retratada pelos livros didáticos e entendida pelos estudantes é a de cientistas que dedicam suas vidas à experimentação e à formulação de teorias com base em descobertas. Este estudo investiga a relação entre a História da Ciência, a Natureza da Ciência e os livros didáticos, focando em como essas interações moldam as concepções científicas dos alunos de Química. A pesquisa se originou da experiência da pesquisadora como professora da educação básica, onde observou dificuldades dos alunos em assimilar conteúdos científicos e a necessidade de uma abordagem mais crítica e contextualizada no ensino. O principal objetivo foi analisar as concepções sobre a Natureza da Ciência presentes noslivros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático utilizados no Ensino Médio, e como essas concepções influenciam a formação das visões científicas dos alunos. Os objetivos específicos incluíram avaliar as representações da ciência nos livros didáticos, analisar a abordagem epistemológica dos conteúdos científicos e investigar a inclusão de aspectos sociocientíficos e históricos. A importância da pesquisa está na exploração das concepções sobre a ciência e a Natureza da Ciência e em como elas podem contribuir para o aprimoramento do ensino de Ciências/Química, promovendo uma educação que forma cidadãos críticos e bem-informados. A imersão dos estudantes em uma cultura científica é crucial para que compreendam a ciência como um produto social e histórico, e não apenas como um conjunto de informações. A dissertação adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise textual dos livros didáticos de Química. Os dados foram coletados sobre as representações da ciência, a abordagem epistemológica e a inclusão de aspectos históricos e sociocientíficos, e a análise foi baseada nas narrativas construídas a partir dos principais teóricos utilizados na investigação. Os resultados mostram que os livros didáticos frequentemente apresentam uma visão limitada da Natureza da Ciência, desconsiderando seu contexto histórico e social. A pesquisa revela a necessidade de uma abordagem integrada da ciência, que a considere tanto como um fenômeno dinâmico e interativo quanto um reflexo das mudanças culturais e sociais. As discussões destacam a importância de uma educação que valorize a crítica e a contextualização do conhecimento científico. Conclui-se que a integração da história e da Natureza da Ciência no ensino de Química é essencial para formar estudantes críticos e conscientes. Recomenda-se revisar as concepções de Natureza da Ciência presentes nos livros didáticos que desconsideram aspectos culturais e históricos e promover a formação continuada de professores para uma educação científica mais rica e contextualizada. A pesquisa também ressalta a importância de preparar os alunos para enfrentar desafios contemporâneos, incentivando uma cultura científica que os capacite a tomar decisões informadas em suas vidas cotidianas. |
Resumen : | The science often portrayed by textbooks and understood by students is that of scientists dedicating their lives to experimentation and theory formulation based on discoveries. This study investigates the relationship between the History of Science, the Nature of Science, and textbooks, focusing on how these interactions shape the scientific conceptions of Chemistry students. The research originated from the author's experience as a basic education teacher, where difficulties in students assimilating scientific content and the need for a more critical and contextualized approach to teaching were observed. The main objective was to analyze the conceptions of the Nature of Science present in Chemistry textbooks from the National Textbook Program used in high school, and how these conceptions influence the formation of students' scientific views. Specific objectives included evaluating the representations of science in textbooks, analyzing the epistemological approach of scientific content, and investigating the inclusion of sociocientific and historical aspects. The importance of the research lies in exploring conceptions about science and the Nature of Science and how they can contribute to improving the teaching of Science/Chemistry, fostering an education that produces critical and well-informed citizens. Immersing students in a scientific culture is crucial for understanding science as a social and historical product, rather than merely a set of information. The dissertation adopts a qualitative approach, using textual analysis of Chemistry textbooks. Data were collected on representations of science, epistemological approaches, and the inclusion of historical and sociocientific aspects, with analysis based on narratives constructed from key theorists used in the investigation. Results indicate that textbooks often present a limited view of the Nature of Science, frequently overlooking its historical and social context. The research highlights the need for a more integrated approach that considers science as a dynamic and interactive phenomenon, reflecting cultural and social changes. Discussions emphasize the importance of education that values critical and contextualized scientific knowledge. It concludes that integrating the history and the Nature of Science into Chemistry teaching is essential for forming critical and aware students. Recommendations include revising textbooks and promoting ongoing teacher training for a richer and more contextualized scientific education. The research also highlights the importance of preparing students to face contemporary challenges, fostering a scientific culture that enables them to make informed decisions in their everyday lives. |
Palabras clave : | Ciência (estudo e ensino) Química (ensino médio) História da natureza da ciência Ensino de ciências História da ciência Química Ensino médio History of the nature of science Science teaching History of science Chemical High school |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe(UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citación : | SANTOS, Mayla Silva. Caracterização das concepções sobre ciência e natureza da ciência (NDC) presentes em um livro didático de ciências para o ensino médio sob o enfoque CTS. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20496 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAYLA_SILVA_SANTOS.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.