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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20497
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Ciência e religião no ensino de ciências: visões de mundo de professores do ensino básico e o ensino do tema “origem do universo” |
Autor(es): | Santos, Matheus de Oliveira |
Data do documento: | 25-Mar-2024 |
Orientador: | Ribeiro, Tiago Nery |
Coorientador: | Dutra, Glênon |
Resumo: | O tema Origem do Universo se mostra popular e relevante socialmente e seu ensino é estimulado por documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Mas, quando se busca trabalhá-lo em sala de aula, acaba gerando o choque entre visões de mundo, levantando muitas questões sobre a relação entre ciência e religião. A partir dessa observação, revisões bibliográficas de publicações que estudam esse encontro indicam a necessidade de mais estudos que contribuam para demonstrar a importância de se trabalhar a relação entre ciência e religião no ensino de ciências, especialmente quando se discute o tema Origem do Universo. Essa pesquisa se propôs a realizar essa tarefa, e, para isso, teve como objetivo geral analisar as percepções de professores de física, com diferentes visões de mundo e concepções sobre a relação entre ciência e religião, sobre o tema Origem do Universo. Tendo como bases questionamentos levantados pelo objetivo geral, ela verificou as hipóteses: os professores não têm uma compreensão científica adequada acerca da origem do Universo; há associações envolvendo as visões de mundo e algumas visões sobre a relação entre ciência e religião; não há uma associação entre a visão de mundo e uma adequada compreensão científica da origem do universo; há associações entre algumas visões sobre a relação entre ciência e religião e o nível de compreensão científica da origem do universo. O trabalho foi baseado em estudos que debatem sobre: visão de mundo, falando sobre o desenvolvimento desse conceito, sua definição adotada aqui e sua importância para o ensino de ciências; relação entre ciência e religião, buscando definir ciência e religião, suas possibilidades de relação e a sua influência no ensino de ciências; e Origem do Universo, apresentando o Modelo Padrão da Cosmologia, seus suportes, problemas e ligação com a religião, especialmente o cristianismo, e qual o seu impacto no ensino de ciências. Ela seguirá uma abordagem descritiva, em um delineamento do tipo levantamento. Os participantes da pesquisa foram discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física (PPGPF) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), todos professores de física atuantes. Ela foi realizada de forma on-line, através de respostas a um questionário enviado por e-mail. A análise dos dados se dará de forma quantitativa. Com relação aos resultados obtidos, é valido afirmar que o principal deles foi a observação má compressão geral do tema por parte dos professores, não sendo possível relacionar esse problema à nenhuma das visões de mundo nem das visões sobre a relação entre ciência e religião. Com isso observa-se que os problemas com o ensino do tema Origem do Universo são realmente significativos. São necessárias propostas de melhoria para o ensino desse tema, especialmente com o uso de história e filosofia da ciência, podendo assim discutir os conteúdos juntamento com o contexto nos quais eles foram desenvolvidos, ajudando a adquirir uma visão mais ampla da ciência e sua relação com outras esferas sociais, como a da religião. |
Abstract: | The subject of the Origin of the Universe is popular and socially relevant, and its teaching is encouraged by official documents such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). But when we try to work with it in the classroom, it ends up generating a clash between worldviews, raising many questions about the relationship between science and religion. Based on this observation, bibliographic reviews of publications that study this encounter indicate the need for more studies to help demonstrate the importance of working on the relationship between science and religion in science teaching, especially when discussing the subject of the Origin of the Universe. This research set out to accomplish this task, with the general objective of analyzing the perceptions of physics teachers with different worldviews and conceptions of the relationship between science and religion on the subject of the Origin of the Universe. Based on the questions raised by the general objective, it verified the hypotheses: teachers do not have an adequate scientific understanding of the origin of the universe; there are associations involving worldviews and some views on the relationship between science and religion; there is no association between worldview and an adequate scientific understanding of the origin of the universe; there are associations between some views on the relationship between science and religion and the level of scientific understanding of the origin of the universe. The work was based on studies that discuss: worldview, talking about the development of this concept, its definition adopted here and its importance for science teaching; the relationship between science and religion, seeking to define science and religion, their possible relationship and their influence on science teaching; and the Origin of the Universe, presenting the Standard Model of Cosmology, its supports, problems and connection with religion, especially Christianity, and what its impact is on science teaching. It will follow a descriptive approach, in a survey-type design. The participants in the survey were students and graduates of the Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física (PPGPF) at the Universidade Federal de Sergipe (UFS), all of whom were current physics teachers. It was carried out online, through responses to a questionnaire sent by e-mail. The data will be analyzed quantitatively. With regard to the results obtained, it is worth stating that the main one was the observation of a general lack of understanding of the subject on the part of the teachers, and that it was not possible to relate this problem to any of the worldviews or views on the relationship between science and religion. This shows that the problems with teaching the origin of the Universe are really significant. There is a need for proposals to improve the teaching of this subject, especially with the use of history and philosophy of science, so that content can be discussed together with the context in which it was developed, helping to acquire a broader view of science and its relationship with other social spheres, such as religion. |
Palavras-chave: | Religião e ciência Cosmologia Origem do universo Ciência (estudo e ensino) Visão de mundo Science and religion Origin of the Universe Science teaching Worldview |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe(UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SANTOS, Matheus de Oliveira. Ciência e religião no ensino de ciências: visões de mundo de professores do ensino básico e o ensino do tema “origem do universo”. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20497 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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