Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Jhonatan Cruz-
dc.date.accessioned2024-11-28T10:59:58Z-
dc.date.available2024-11-28T10:59:58Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Jhonatan Cruz. Aplicação de IA no processo de ensino aprendizagem – experimento em aulas de matemática. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20522-
dc.description.abstractThis work investigates the role of teachers in the current context of Mathematics Education, especially in light of technological transformations, with an emphasis on Artificial Intelligence (AI). The study addresses the deficit of technological knowledge among educators, highlighting how AI can be a powerful tool in the teaching learning process. Initially, a brief historical review of AI is presented, followed by an analysis of its contemporary use, focusing on its advantages and disadvantages in the educational field. The experimental research involved the application of distinct methodologies in two groups: one using AI-based tools and the other following conventional methods. Both groups covered the same content, allowing for a comparative analysis of the impact of AI on student performance. The work also includes accounts of experiences gained during the experiment, providing a practical view of the results obtained and the implications for mathematics teaching. Finally, considerations are presented regarding the challenges and opportunities brought by AI to the educational environment.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectInteligencia artificialpor
dc.subjectEnsino - Aprendizagempor
dc.subjectPesquisa experimentalpor
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectArtificial intelligenceeng
dc.subjectTeaching - Learningeng
dc.subjectExperimental researcheng
dc.titleAplicação de IA no processo de ensino aprendizagem – experimento em aulas de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Allyson dos Santos-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o papel do professor no contexto atual da Educação Matemática, especialmente diante das transformações tecnológicas, com ênfase na Inteligência Artificial (IA). O estudo aborda o déficit de conhecimento tecnológico entre os docentes, destacando como a IA pode ser uma ferramenta poderosa no processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente, apresenta-se uma breve revisão o histórica da IA, seguida por uma análise de seu uso na contemporaneidade, destacando suas vantagens e desvantagens no campo educacional. A pesquisa experimental realizada envolveu a aplicação de metodologias distintas em duas turmas: uma utilizando ferramentas baseadas em IA e outra seguindo métodos convencionais. Ambas as turmas abordaram os mesmos conteúdos, permitindo uma análise comparativa do impacto da IA no desempenho dos alunos. O trabalho inclui ainda relatos de experiˆencias vividas durante o experimento, oferecendo uma visão prática dos resultados obtidos e das implicações para o ensino da matemática. Ao final, são apresentadas considerações sobre os desafios e as oportunidades trazidas pela IA no ambiente educacional.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JHONATAN_CRUZ_TEIXEIRA.pdf5,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.