Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20528
Tipo de Documento: Artigo
Título: A coleção de Pedro Braz na história do Instituto Federal de Sergipe
Autor(es): Santos, Brenda França
Data do documento: 13-Abr-2024
Orientador: Carmo, Sura Souza
Resumo: Este artigo destaca o protagonismo de Pedro Alcântara Braz, homem negro, engenheiro e ex-diretor da Escola de Artífices de Aracaju, na estruturação do ensino profissional em Sergipe, através da coleção de objetos musealizados no Memorial do Instituto Federal de Sergipe. O estudo aborda, inicialmente, a função da escola de artífices em capacitar jovens "desvalidos de fortuna", sua transformação em Escola Industrial e posterior instituição de ensino técnico federal abordando, ao apresentar a história da instituição, o papel de Pedro Braz na estruturação do ensino técnico em Sergipe. Reconhecido por sua abordagem inclusiva e diálogo aberto, Braz preocupava-se profundamente com a comunidade acadêmica, promovendo um ambiente acolhedor, incentivando a criação de novos cursos, a valorização e venda de trabalhos, a entrada no mercado de trabalho e a abertura da escola para novos alunos. Através de estratégias administrativas e liderança visionária, foi responsável pela expansão da estrutura física que hoje abriga o campus Aracaju. Após sua saída, por motivos de saúde, os alunos se mobilizaram em greve devido à postura rígida da nova direção, que não refletia a abordagem participativa e empática de Braz, gerando descontentamento na comunidade estudantil. Ao destacar sua contribuição não apenas para a educação, mas também para o bem-estar da comunidade acadêmica, este trabalho oferece uma visão abrangente da influência de Pedro Braz e de seu apagamento histórico enquanto como líder negro no cenário educacional sergipano. Os objetos de Pedro Braz permitem montar o quebra-cabeça da história profissional no IFS, resgatando sua fisionomia e história enquanto homem negro, que foi, em certa medida, esquecida. Este artigo adota a seguinte metodologia: uma pesquisa qualitativa, exploratória que visa apresentar a trajetória de Pedro Braz, a partir de uma coleção de objetos musealizados, como impulsionador do ensino profissional sergipano.
Abstract: This article highlights the leading role of Pedro Alcântara Braz, a black man, engineer and former director of the Escola de Artífices de Aracaju, in structuring professional education in Sergipe, through the collection of objects held in the museum at the Memorial of the Federal Institute of Sergipe. The study initially addresses the role of the crafts school in training young people "destitute of fortune", its transformation into an Industrial School and later federal technical education institution, addressing, when presenting the history of the institution, the role of Pedro Braz in structuring the technical education in Sergipe. Recognized for his inclusive approach and open dialogue, Braz was deeply concerned about the academic community, promoting a welcoming environment, encouraging the creation of new courses, the valorization and sale of work, entry into the job market and the opening of the school to new students. Through administrative strategies and visionary leadership, he was responsible for expanding the physical structure that today houses the Aracaju campus. After his departure, for health reasons, the students went on strike due to the rigid stance of the new management, which did not reflect Braz's participatory and empathetic approach, generating discontent in the student community. By highlighting his contribution not only to education, but also to the well-being of the academic community, this work offers a comprehensive view of Pedro Braz's influence as a black leader in the Sergipe educational scene. Pedro Braz's objects allow us to piece together the puzzle of professional history at the IFS, rescuing his physiognomy and history as a black man, which was, to a certain extent, forgotten. This article adopts the following methodology: qualitative, exploratory research that aims to present the trajectory of Pedro Braz, based on a collection of museum objects, as a driver of professional education in Sergipe.
Palavras-chave: Museologia
Museologia
Institutos federais
Exposições
Coleção
Pedro Braz
Professional education
Collection
Objects
Trajectory
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DMS - Departamento de Museologia – Laranjeiras - Presencial
Citação: SANTOS, Brenda França. A coleção de Pedro Braz na história do Instituto Federal de Sergipe. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20528
Aparece nas coleções:Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brenda_França_Santos.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.