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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Competências digitais na educação corporativa a distância: estudo com facilitadores de aprendizagem da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Pinto, Jéssica de Jesus
Data do documento: 30-Out-2024
Orientador: Araújo, Alessandra dos Santos
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão incorporadas ao cotidiano das pessoas, e no contexto educacional não poderia ser diferente, especialmente no que se refere à educação a distância. O uso eficaz dessas tecnologias no ambiente de ensino à distância exige dos educadores habilidades específicas como a criação, modificação, gerenciamento e compartilhamento de recursos digitais, bem como o planejamento de avaliações adequadas a essa modalidade de ensino. A Universidade Federal de Sergipe dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem Corporativa denominado Capacite-se. Por meio dessa plataforma, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas oferece capacitações na modalidade a distância, visando promover o desenvolvimento profissional dos servidores da instituição. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar as competências digitais na educação a distância por meio de um estudo com facilitadores de aprendizagem que atuam no Capacite-se, visando propor uma capacitação que atenda às suas necessidades específicas. A pesquisa adotou uma abordagem mista, utilizando métodos qualitativos e quantitativos, e foi desenvolvida como um estudo de caso na Universidade Federal de Sergipe. Fez uso da observação participante, considerando a atuação da pesquisadora como membro do setor responsável pelo Capacite-se, além de um questionário com questões fechadas para diagnosticar o nível de competência digital dos professores conteudistas. O questionário foi construído com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores e seu instrumento de avaliação intitulado SELFIEforTEACHERS, com foco em duas das seis áreas que o compõem: recursos digitais e avaliação. Para análise dos dados coletados utilizou-se tanto a análise descritiva simples quanto a análise de conteúdo de Bardin (2016) para questões abertas. Os resultados indicaram que os professores estão no nível B1 (Integrador) de competência digital, com médias gerais mais baixas nas áreas de gerenciamento e proteção de recursos digitais e análise de evidências. Verificou-se também que o tempo de uso de tecnologias digitais possui relação com o nível de proficiência em competência digital dos professores conteudistas, sugerindo que a prática é essencial para o desenvolvimento dessas habilidades. Com base nesses dados, como produto desta dissertação, foi criado um curso para o desenvolvimento dessas competências, além de explorar as competências de criação e estratégias de avaliação, fundamentais para o desempenho do papel de professor conteudista. A avaliação de reação do curso indicou satisfação geral com o curso, embora tenha sido sugerida uma revisão na clareza de algumas explicações. Dessa forma, conclui-se que o produto elaborado, ao focar no desenvolvimento de competências digitais mais frágeis identificadas no diagnóstico inicial, contribuiu para o aprimoramento das funções dos professores conteudistas, fortalecendo suas habilidades digitais no contexto da educação a distância.
Abstract: Digital Information and Communication Technologies are integrated into people’s daily lives, and the educational context is no exception, especially regarding distance education. The effective use of these technologies in the distance learning environment requires specific skills from educators, such as creating, modifying, managing, and sharing digital resources, as well as planning assessments suited to this mode of teaching. The Universidade Federal de Sergipe offers a Corporate Virtual Learning Environment called Capacite-se. Through this platform, the Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas offers distance learning courses, aiming to promote the professional development of the institution's employees. In this context, this research aims to identify digital competencies in distance education through a study involving learning facilitators who work with Capacite-se, seeking to propose a training program tailored to their specific needs. The research adopted a mixed-methods approach, using both qualitative and quantitative methods, and was developed as a case study at the Universidade Federal de Sergipe. It employed participant observation, taking into account the researcher’s role as a member of the department responsible for Capacite-se, as well as a questionnaire with closed-ended questions to diagnose the digital competence level of content instructors. The questionnaire was based on the European Framework for the Digital Competence of Educators and its assessment tool titled SELFIEforTEACHERS, focusing on two of its six areas: digital resources and assessment. For data analysis, both simple descriptive analysis and Bardin’s content analysis (2016) were used for open-ended questions. The results indicated that instructors are at level B1 (Integrator) of digital competence, with lower overall averages in the areas of resource management, digital protection, and evidence analysis. It was also found that the length of time using digital technologies is related to the proficiency level of digital competence among content instructors, suggesting that practice is essential for developing these skills. Based on this data, a course was created as the product of this dissertation to develop these competencies, in addition to exploring content creation competencies and assessment strategies, which are fundamental to the role of a content instructor. The course’s reaction evaluation indicated general satisfaction, though it was suggested that some explanations could be clearer. Therefore, it is concluded that the product developed, by focusing on strengthening the weaker digital competencies identified in the initial diagnosis, contributed to enhancing the content instructors' roles, reinforcing their digital skills in the context of distance education.
Palavras-chave: Competências digitais
Tecnologias digitais
Competência digital para educadores
Educação a distância (EaD)
Universidade Federal de Sergipe
DigCompEdu
Formação de professores
Recursos digitais educacionais
Digital competences
Distance education
Teacher training
Digital educational resources
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe(UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: PINTO, Jéssica de Jesus. Competências digitais na educação corporativa a distância: estudo com facilitadores de aprendizagem da Universidade Federal de Sergipe. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
Licença: Não. Sim Compartilha igual - Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20529
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