Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20567
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Teatro e sensibilidade na poética diderotiana : uma fonte para formação estética |
Autor(es): | Araújo, Lara Ramos Macario de |
Data do documento: | 4-Nov-2024 |
Orientador: | Santana, Christine Arndt de |
Resumo: | Este trabalho analisa as Conversas entre Dorval e a personagem “Eu”, presentes na dramaturgia O Filho Natural de Denis Diderot, com o objetivo de identificar as reformas teatrais que deram origem ao Gênero Sério, uma nova proposta dramática do século XVIII. A partir de uma abordagem crítica, busca-se compreender como essas reformas teatrais ressignificaram o teatro da época, instaurando um modelo pedagógico e estético capaz de influenciar a formação ética e sensível dos indivíduos. A pesquisa questiona de que maneira os aspectos do Gênero Sério podem impactar essa formação e quais são os parâmetros que caracterizam o gênero proposto por Diderot. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, com base em uma análise crítica das obras de Diderot e de outros teóricos da educação estética, situando o pensamento do autor no contexto históricofilosófico do século XVIII e traçando paralelos com teorias contemporâneas. O seu principal objetivo é explorar as Conversas e apresentar a educação estética como essencial para a formação de indivíduos sensíveis e racionais, capazes de atuar criticamente na sociedade. Ao resgatar as propostas de Diderot, pretende-se reafirmar a importância da arte na educação e na construção de uma sociedade mais ética, reflexiva e criativa. |
Abstract: | This paper analyzes the Conversations between Dorval and the character "I" in Denis Diderot's play The Natural Son, aiming to identify the theatrical reforms that led to the emergence of the Serious Genre, a new dramatic proposal in the 18th century. Through a critical approach, the study seeks to understand how these theatrical reforms redefined the theater of the time, establishing a pedagogical and aesthetic model capable of influencing the ethical and sensitive development of individuals. The research investigates how aspects of the Serious Genre can impact this development and what parameters characterize the genre proposed by Diderot. The methodology adopted is a literature review, based on a critical analysis of Diderot's works and those of other theorists of aesthetic education, situating the author's thought within the historicalphilosophical context of the 18th century and drawing parallels with contemporary theories. The main objective is to explore the Conversations and present aesthetic education as essential for the formation of sensitive and rational individuals capable of acting critically within society. By revisiting Diderot's proposals, the study aims to reaffirm the importance of art in education and in constructing a more ethical, reflective, and creative society. |
Palavras-chave: | Teatro Ensino superior (UFS) Diderot Gênero Educação estética Theater Diderot Serious genre Aesthetic education |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Araújo, Lara Ramos Macario de. Teatro e sensibilidade na poética diderotiana : uma fonte para formação estética. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20567 |
Aparece nas coleções: | Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lara_Ramos_Macario_Araujo.pdf | 414,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.