Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20568
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantana, Allan Helbert de Almeida-
dc.date.accessioned2024-11-29T13:06:58Z-
dc.date.available2024-11-29T13:06:58Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationSANTANA, Allan Helbert de Almeida. Crise financeira da Americanas: uma investigação dos seus efeitos sobre as principais concorrentes e sobre os bancos comerciais privados. TCC (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20568-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the impact of the financial crisis of Americanas S.A. on the stock prices of Magazine Luiza and Mercado Livre, as well as on the banks Bradesco, BTG Pactual, and Santander, considering the semesters preceding and following the announcement. Regarding the methodological procedures employed, this research is characterized as descriptive and of a quantitative nature. For data collection, a documentary research approach was used, utilizing secondary data available on the B3 website, Yahoo Finance, and the financial statements of Americanas for the years 2019 to 2021. In data analysis, the Student's t test was applied, along with descriptive statistics for average stock returns, the development of the Pearson correlation matrix, simple regression, and, in order to assess market efficiency, tests of normality, randomness, and serial correlation were conducted. Thus, it was concluded that, during the study period, only Mercado Livre experienced statistically significant impacts, and only 3 out of the 6 companies analyzed exhibited efficient market behaviors, along with the Ibovespa.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCrise financeirapor
dc.subjectAmericanaspor
dc.subjectPreços de cotaçãopor
dc.subjectEficiência de mercadopor
dc.subjectFinancial crisiseng
dc.subjectReturnseng
dc.subjectQuotation priceeng
dc.subjectMarket efficiencyeng
dc.titleCrise financeira da Americanas : uma investigação dos seus efeitos sobre as principais concorrentes e sobre os bancos comerciais privadospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Caldas, Antônio Vinícius Silva-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar qual o impacto da crise financeira da empresa Americanas S.A. nos preços das cotações da Magazine Luiza e Mercado livre, e dos bancos Bradesco, BTG Pactual e Santander, considerando os semestres que antecedem e sucedem o anúncio. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, esta pesquisa é caracterizada como descritiva e de natureza quantitativa. Para a coleta dos dados foi utilizada uma pesquisa documental, utilizando dos dados secundários disponibilizados no site da B3, Yahoo Finance e os balanços patrimoniais da Americanas referentes aos anos de 2019 a 2021. No tratamento dos dados foi aplicado o teste t de Student, estatística descritiva dos retornos médios das ações, elaboração da matriz de correlação de Pearson, regressão simples e, a fim de atestar a eficiência de mercado, foram realizados os testes de normalidade, aleatoriedade e correlação serial. Deste modo, concluiu-se que, no período estudado, apenas o Mercado livre sofreu impactos estatisticamente relevantes e apenas 3 das 6 companhias analisadas apresentaram comportamentos de mercado eficientes, juntamente com o Ibovespa.pt_BR
dc.publisher.departmentDACI - Departamento de Administração – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Allan_Helbert_Almeida_Santana.pdf1,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.