Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20570
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Diderot e o teatro : gênero sério e educação estética à formação humana |
Autor(es): | Dias, Nívea Maria |
Data do documento: | 5-Nov-2024 |
Orientador: | Santana, Christine Arndt de |
Resumo: | O conceito de formação (Educação) que se adota neste trabalho toma por finalidade contribuir para a evolução de seres humanos ao desenvolver, neles, as características do sábio (esclarecido) e do bom (virtuoso) e que, em razão disso, tenham consciência de seus papéis em sociedade, habilitando-os à possibilidade de promover bem-estar social e a evolução da espécie. Uma evolução pautada na relação em que a felicidade é alcançada com o desenvolvimento de funções sociais mútuas que beneficiam o grupo e não apenas a felicidade individual. Pois, é com a instrução sobre as ciências e sobre o sentido de tudo que os circunda, que se esclarece os seres humanos; e com o sacrifício de seus interesses particulares em função do interesse coletivo que os torna virtuosos. Isto é, seres humanos esclarecidos e virtuosos configuram uma sociedade educada e feliz, inclinando-se à evolução. No entanto, para essa formação, faz-se necessário caminhar por vias humanizadoras: as da Arte, em especial, o Teatro. Esse trabalho tem o intuito de corroborar com o preceito diderotiano de que o Teatro é uma via imprescindível à formação do ser humano e que a Educação Estética é necessária nos processos de ensino/aprendizagem. Portanto, um novo gênero, como um caminho preciso: o Gênero Sério. Esse método de instrução se configura na representação das situações/condições da vida prática social, dos acontecimentos, tais e quais, da vida cotidiana e rotineira das quais são o objeto da Arte dramática: representar o ser humano em todo seu conjunto orgânico; sua relação com ele mesmo, com seu semelhante e com o seu entorno. Nesse sentido, apresenta-se o conceito de Diderot sobre Educação e sua relação indissociável com o Teatro; suas poéticas que revolucionaram o Teatro e a evidência de que a Educação Estética é necessária à formação do ser humano. |
Abstract: | The concept of training (Education) adopted in this work aims to contribute to the evolution of human beings by developing in them the characteristics of the wise (enlightened) and the good (virtuous) and that, as a result of this, they are aware of their roles in society, enabling them to promote social well-being and the evolution of the species. An evolution based on the relationship in which happiness is achieved with the development of mutual social functions that benefit the group and not just individual happiness. Because it is with instruction about the sciences and the meaning of everything that surrounds them, that human beings are enlightened; and with the sacrifice of their private interests due to the collective interest that makes them virtuous. That is, enlightened and virtuous human beings form an educated and happy society, inclined towards evolution. However, for this training, it is necessary to walk along humanizing paths: those of Art, in particular, Theater. This work aims to corroborate the Diderotian precept that Theater is an essential path to the formation of human beings and that Aesthetic Education is necessary in the teaching/learning processes. Therefore, a new genre, like a precise path: the Serious Genre. This method of instruction is configured in the representation of situations/conditions of practical social life, of the events, such and such, of everyday and routine life which are the object of Dramatic Art: representing the human being in all its organic whole; his relationship with himself, with his fellow man and with his surroundings. In this sense, Diderot's concept of Education and its inseparable relationship with Theater is presented; his poetics that revolutionized Theater and the evidence that Aesthetic Education is necessary for the formation of the human being. |
Palavras-chave: | Teatro Ensino superior (UFS) Estética (Teatro) Gênero Didero Aesthetic education Genre Theater |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Dias, Nívea Maria. Diderot e o teatro : gênero sério e educação estética à formação humana. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20570 |
Aparece nas coleções: | Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nivea_Maria_Dias.pdf | 412,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.