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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20602
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Transformação digital como fator de influência na gestão do conhecimento de servidores públicos atuantes no teletrabalho |
Autor(es): | Andrade, Michely Uany Santana de |
Data do documento: | 27-Set-2024 |
Orientador: | Silva, Rosângela Sarmento |
Resumo: | Objetivo: Este estudo tem como objetivo verificar a influência da transformação digital na gestão do conhecimento dos servidores que atuam em regime de teletrabalho no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Metodologia: Caracterizada como estudo de caso único numa instituição federal de ensino, esta pesquisa adota uma abordagem quantitativa, utilizando a Análise de Componentes Principais (ACP) e a Regressão Linear Simples. Este método descritivo e exploratório visa identificar e quantificar as relações entre a transformação digital e a gestão do conhecimento, fornecendo uma base empírica sólida para as conclusões do estudo. Principais Resultados: Os resultados indicam que a transformação digital exerce uma influência significativa na gestão do conhecimento. A transformação digital contribui para a melhoria dos processos internos e aumenta a eficiência das tarefas realizadas pelos servidores. Além disso, a gestão do conhecimento revela-se essencial para o sucesso da transformação digital, devendo ser tratada como uma prioridade estratégica. O estudo analisou 47 variáveis de TD e GC que, após a aplicação da ACP, reduziram-se para 42, agrupadas em 2 componentes principais C1(GC) e C2(TD), resultando, após a aplicação da regressão linear, em uma forte influência da variável de TD em GC em ambientes de teletrabalho, com destaque para as variáveis TD17, TD8, TD16, TD21, TD10 e TD19 que afetaram mais significativamente a GC. Relevância e Originalidade: Este estudo oferece contribuições ao explorar a adaptação da administração pública ao ambiente digital, com foco na gestão do conhecimento como recurso estratégico. A pesquisa destaca a perspectiva dos servidores em teletrabalho, identificando lacunas de conhecimento e sugerindo a necessidade de políticas públicas que acompanhem o ritmo da transformação digital. Trata-se de uma contribuição original ao debate sobre a modernização da administração pública. Contribuições Teóricas, Metodológicas e de Gestão: A aplicação da ACP e da Regressão Linear Simples validou as hipóteses de que a transformação digital e a gestão do conhecimento estão inter-relacionadas, sendo que a primeira intensifica a segunda, e a gestão do conhecimento, por sua vez, potencializa os efeitos da transformação digital. Metodologicamente, o estudo oferece um modelo replicável para futuras pesquisas no campo da gestão pública digital. Contribuições Sociais e de Gestão: Compreender o impacto da digitalização na gestão do conhecimento dos servidores em teletrabalho pode guiar a formulação de políticas mais inclusivas e eficientes, promovendo a inclusão digital e apoiando a implementação de teletrabalho na administração pública. Os achados do estudo também sugerem estratégias para melhorar as condições de trabalho e a produtividade dos funcionários públicos em ambientes digitais, e podem ser aplicados a outras esferas da administração pública que buscam se adaptar ao teletrabalho, contribuindo para o avanço do conhecimento e do debate acadêmico na área. |
Abstract: | Objective: This study aims to verify the influence of digital transformation on the knowledge management of employees who work remotely at the Federal Institute of Bahia (FIBA). Methodology: Characterized as a single case study in a federal educational institution, this research adopts a quantitative approach, using Principal Component Analysis (PCA) and Simple Linear Regression. This descriptive and exploratory method aims to identify and quantify the relationships between digital transformation and knowledge management, providing a solid empirical basis for the study's conclusions. Main Results: The results indicate that digital transformation has a significant influence on knowledge management. Digital transformation contributes to the improvement of internal processes and increases the efficiency of tasks performed by employees. In addition, knowledge management proves to be essential for the success of digital transformation and should be treated as a strategic priority. The study analyzed 47 DT and KM variables that, after applying PCA, were reduced to 42, grouped into 2 main components C1(KM) and C2(DT), resulting, after applying linear regression, in a strong influence of the DT variable on KM in telework environments, with emphasis on the variables DT17, DT8, DT16, DT21, DT10 and DT19 that most significantly affected KM. Relevance and Originality: This study offers contributions by exploring the adaptation of public administration to the digital environment, focusing on knowledge management as a strategic resource. The research highlights the perspective of telework employees, identifying knowledge gaps and suggesting the need for public policies that keep pace with the digital transformation. This is an original contribution to the debate on the modernization of public administration. Theoretical, Methodological, and Management Contributions: The application of PCA and Simple Linear Regression validated the hypotheses that digital transformation and knowledge management are interrelated, with the former intensifying the latter, and knowledge management, in turn, enhancing the effects of digital transformation. Methodologically, the study offers a replicable model for future research in the field of digital public management. Social and Management Contributions: Understanding the impact of digitalization on the knowledge management of teleworking civil servants can guide the formulation of more inclusive and efficient policies, promoting digital inclusion and supporting the implementation of teleworking in public administration. The study findings also suggest strategies to improve the working conditions and productivity of civil servants in digital environments, and can be applied to other spheres of public administration seeking to adapt to teleworking, contributing to the advancement of knowledge and academic debate in the area. |
Palavras-chave: | Administração pública Inovações tecnológicas Gestão do conhecimento Teletrabalho Transformação digital Digital Transformation Public administration Knowledge management Teleworking |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe(UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Administração Pública |
Citação: | ANDRADE, Michely Uany Santana de. Transformação digital como fator de influência na gestão do conhecimento de servidores públicos atuantes no teletrabalho. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20602 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Administração Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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