Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbud, Maria Victoria Amado-
dc.date.accessioned2024-12-05T18:29:37Z-
dc.date.available2024-12-05T18:29:37Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.citationABUD, Maria Victoria Amado. Experiências urbanas na infância: uma análise comparativa do uso de praças no contexto do direito à cidade. 2024. 191 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20621-
dc.description.abstractThe present research seeks to understand the role of children in urban public spaces, highlighting the reduction of areas designated for them due to urbanization, increased traffic, and violence. The study examines how these limitations affect child development, considering the importance of urbanization that includes children as active participants in urban life. In this context, the involvement of children in the city and public squares in Aracaju is analyzed. Thus, the inclusion of children in urban planning is essential to creating more democratic and supportive cities, aligning with children's rights to a safe and stimulating environment, as established by international and national conventions and statutes. The study reflects a growing awareness of the importance of the right to the city for children and the adoption of urban practices centered on the exercise of citizenship during childhood.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectEspaços públicospor
dc.subjectPraçaspor
dc.subjectInfãnciapor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectPublic Squarepor
dc.subjectUrban Experiencepor
dc.subjectRight to the Citypor
dc.titleExperiências urbanas na infância: uma análise comparativa do uso de praças no contexto do direito à cidadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, César Henriques Matos e-
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender o papel das crianças no espaço público urbano, destacando a diminuição do espaço destinado a elas devido à urbanização, o aumento do tráfego e a violência. O trabalho examina como essa limitação afeta o desenvolvimento infantil, considerando a importância da inclusão na urbanização que reconheça as crianças como participantes ativos na vida urbana. Nesse sentido, é analisado o envolvimento das crianças na cidade e nas praças em Aracaju. A inclusão das crianças no planejamento urbano é essencial para criar cidades mais democráticas e solidárias, alinhando-se com os direitos das crianças a um ambiente seguro e estimulante, conforme estabelecido por convenções e estatutos internacionais e nacionais. O estudo reflete a maior conscientização sobre a importância do direito à cidade para as crianças e a adoção de práticas urbanas centradas no exercício da cidadania na infância.pt_BR
dc.publisher.departmentDAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLaranjeiras - SEpt_BR
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Victoria_Amado_Abud.pdf13,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.