Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Sâmea Mirele Oliveira-
dc.date.accessioned2024-12-05T19:05:48Z-
dc.date.available2024-12-05T19:05:48Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.citationCOSTA, Sâmea Mirele Oliveira. Ensino de dança para crianças autistas sob a perspectiva de uma professora autista: uma abordagem fenomenológica. 2024. 30 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20624-
dc.description.abstractThis study reports specific nuances of the teaching practice of an autistic Dance undergraduate student in an Extension Dance Teaching Program for autistic children. Using a qualitative, phenomenological approach, the study investigates the processes of mutual adaptation, the creation of affective bonds, and the necessary pedagogical adjustments during the dance classes. The results indicate that building affective bonds is essential for the engagement of autistic children in dance classes, and that sensory and emotional adaptations, such as the use of familiar music and controlled environments, promote inclusion. Furthermore, the inclusion of autistic teachers requires adjustments in the work environment to minimize sensory overload. The study highlights the importance of flexible teaching and adapted pedagogical practices to promote inclusion in dance education, valuing the diversity and creative potential of neurodiverse students and teachers.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectEstudopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectTranstornos do espectro autistapor
dc.subjectDanceeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectAutistic teacherseng
dc.titleEnsino de dança para crianças autistas sob a perspectiva de uma professora autista: uma abordagem fenomenológicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Jussara da Silva Rosa-
dc.description.resumoEste relato de experiência busca explorar nuances específicas da prática docente de uma formanda autista em Licenciatura em Dança, durante um Programa Extensionista de Ensino de Dança para crianças autistas. Com uma abordagem qualitativa e fenomenológica, o estudo investiga os processos de adaptação mútua, a criação de vínculos afetivos e as adaptações pedagógicas necessárias durante as aulas de Dança. Os resultados indicam que a construção de vínculos afetivos é fundamental para o engajamento das crianças autistas e que estratégias de adaptação sensorial e emocional, como o uso de músicas familiares e ambientes controlados, promovem a inclusão. Além disso, a inserção de professores autistas requer ajustes no ambiente de trabalho para minimizar a sobrecarga sensorial. O estudo reforça a importância de um ensino flexível e de práticas pedagógicas adaptadas para promover a inclusão no ensino da Dança, valorizando a diversidade e o potencial criativo de alunos e professores neurodiversos.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Machado, Lavínia Teixeira de Aguiar-
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sâmea_Mirele_Oliveira_Costa.pdf549,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.