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Document Type: Dissertação
Title: Diálogos possíveis entre a cena teatral do grupo Imbuaça e a cultura popular: um estudo a partir dos espetáculos "Teatro Chamado Cordel" (1978), "A Farsa dos Opostos" (1992) e "O Auto da Barca do Inferno" (1997)
Authors: Andrade, Patrícia Brunet Carvalho de
Issue Date: 20-Jul-2021
Advisor: Benevides, Lourdisnete Silva
Resumo : A presente dissertação aborda a presença da cultura popular na produção artística do Grupo Teatral Imbuaça, através de uma análise sobre suas intersecções estéticas com ênfase nos espetáculos: Teatro Chamado Cordel (1977), A Farsa dos Opostos (1992), e o Auto da Barca do Inferno (1997). A mobilização para esta escrita surgiu da necessidade de pesquisar a história do teatro sergipano, em especial o teatro de rua, devido ao meu lugar de fala enquanto atriz, professora de teatro e pesquisadora. A relevância da pesquisa se encontra na trajetória teatral do grupo Imbuaça, considerando a difusão de um teatro popular e como o grupo interfere na sociedade, impulsionando um fazer artístico democrático, incentivando a formação de novos atores sergipanos no desenvolvimento de uma pesquisa de linguagem e, sobretudo, na formação de plateia. Como problemática, indagamos quais são as referências culturais e artísticas que influenciaram a trajetória do Grupo Teatral Imbuaça no processo de formação de um teatro popular, considerando sua intercepção entre os anos de 1977 e 1997 no cenário teatral brasileiro. A investigação elegeu, como aporte teórico, Bakhtin (1999), Peter Burke (2010), Storey (2015) Cuche (2002), Nestor Canclini (2016), J. Guinsburg (2006) entre outros autores. Para a fundamentação metodológica, o estudo se amparou principalmente em Delgado (2006) e Haguette (2007), atendendo ao método etnográfico e aos procedimentos metodológicos através de entrevistas orais, análises de imagens e vídeos para a sustentação desta escrita.
Abstract: A presente dissertação aborda a presença da cultura popular na produção artística do Grupo Teatral Imbuaça, através de uma análise sobre suas intersecções estéticas com ênfase nos espetáculos: Teatro Chamado Cordel (1977), A Farsa dos Opostos (1992), e o Auto da Barca do Inferno (1997). A mobilização para esta escrita surgiu da necessidade de pesquisar a história do teatro sergipano, em especial o teatro de rua, devido ao meu lugar de fala enquanto atriz, professora de teatro e pesquisadora. A relevância da pesquisa se encontra na trajetória teatral do grupo Imbuaça, considerando a difusão de um teatro popular e como o grupo interfere na sociedade, impulsionando um fazer artístico democrático, incentivando a formação de novos atores sergipanos no desenvolvimento de uma pesquisa de linguagem e, sobretudo, na formação de plateia. Como problemática, indagamos quais são as referências culturais e artísticas que influenciaram a trajetória do Grupo Teatral Imbuaça no processo de formação de um teatro popular, considerando sua intercepção entre os anos de 1977 e 1997 no cenário teatral brasileiro. A investigação elegeu, como aporte teórico, Bakhtin (1999), Peter Burke (2010), Storey (2015) Cuche (2002), Nestor Canclini (2016), J. Guinsburg (2006) entre outros autores. Para a fundamentação metodológica, o estudo se amparou principalmente em Delgado (2006) e Haguette (2007), atendendo ao método etnográfico e aos procedimentos metodológicos através de entrevistas orais, análises de imagens e vídeos para a sustentação desta escrita.
Keywords: Cultura popular
Teatro de rua
Teatro sergipano
Grupo Teatral Imbuaça
Teatro de calle
Subject CNPQ: OUTROS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares
Citation: ANDRADE, Patrícia Brunet Carvalho de. Diálogos possíveis entre a cena teatral do grupo Imbuaça e a cultura popular: um estudo a partir dos espetáculos "Teatro Chamado Cordel" (1978), "A Farsa dos Opostos" (1992) e "O Auto da Barca do Inferno" (1997). 2021. 172 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20655
Appears in Collections:Mestrado em Culturas Populares

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