Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20669Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Santos, Mônica Andrade | - |
| dc.date.accessioned | 2024-12-10T12:27:35Z | - |
| dc.date.available | 2024-12-10T12:27:35Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20669 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Práticas de letramentos literário e digital com contos de fadas | pt_BR |
| dc.subject | Contos de fadas | por |
| dc.subject | Leitor literário | por |
| dc.subject | Letramento literário | por |
| dc.subject | Letramento digital | por |
| dc.title | Oficinas multimodais de leitura de contos de fadas | pt_BR |
| dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gomes, Carlos Magno Santos | - |
| dc.description.resumo | Bem-vindo a esse Caderno Pedagógico. Este caderno trata-se de uma amostra de um trabalho realizado através de oficinas com ênfase nas leituras literárias e multimodais e por isso, ele pode ser um suporte para as aulas dos professores de Língua Portuguesa. Assim, os contos de fadas foram utilizados como eixo norteadores perante os processos de pré-leitura, leitura e pós-leitura, visando dinamizar, incluir e associar os letramentos literários e digitais. Primeiramente, encontrará as habilidades selecionadas para selecionadas para as oficinas realizadas. Vale ponderar que nem todos elas são correspondentes a série correspondente, pois o objetivo é sanar habilidades ainda não atingidas. Em seguida, encontrará o embasamento teórico desta oficina, que deram sustentabilidade desde o planejamento até a efetividade da aplicação das oficinas. Posteriormente, traz uma abordagem conceitual sobre os contos de fadas. Seguidamente, traz o direcionamento das atividades da primeira oficina, a partir do conto “o gato de botas” em que a pré-leitura se dará a partir de um questionamento relacionado com o contexto da herança do gato de botas deixada para o príncipe no conto. Após a leitura e abordagem discursiva da narrativa, direciona o reconto do conto e finaliza com os letramentos digitais a partir de um card digital. Na segunda oficina, o conto escolhido foi “a pequena vendedora de fósforo” e para iniciar foi também realizada um questionamento para iniciar a conversa sobre a leitura vindoura. A partir da leitura e discussões realizadas sobre o conto, a recepção multimodal foi realizada através de um post compactado para ser realizado numa página do Instagram. Configurando, assim uma maneira diferenciada de abordar a temática presente no conto. Na terceira e última oficina, o conto escolhido foi “a moça tecelã”. Para iniciar a abordagem foi feito um desafio com uma pergunta relacionado ao tema do conto para uma conversa interativa. Mediante a leitura e debates sobre o conto, o desafio multimodal foi produzir um livroclipe evidenciando o reconto da história de maneira lúdica, criativa e diferenciada. Para tanto, esta proposta de oficina de leitura viabiliza uma grande contribuição para o repertório de leitura literária dos alunos, tendo em vista que aprimorar as experiências e contribuir para a formação de leitores na escola é deixar um legado de valorização a leitura, que poderá acompanhar os alunos por toda a sua vida. Apesar de tantos desafios, sementes de incentivos estão sendo semeadas e, por isso, espera-se que enquanto professores possamos ser disseminadores e, sobretudo, formadores de leitores literários e multimodais. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MONICA_ANDRADE_SANTOS-Cadernopedagogico.pdf | 92,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
