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Tipo de Documento: Monografia
Título: Avaliação do estigma face ao transtorno mental em estudantes iniciantes e concludentes de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Melo, Marckssuelly Cassia da Silva
Data do documento: 2016
Orientador: Sá, Helena Pinho de
Resumo: Objetivos: Avaliar o estigma nos alunos iniciantes e concludentes de Enfermagem da UFS em relação ao gênero, contato com portador de transtorno mental (TM) e quem foi esse contato. Método: Estudo transversal com aplicação dos questionários sóciodemográfico e o AQ-27 para avaliação do estigma face a esses transtornos nos 105 estudantes. Foram consideradas significativas as diferenças com valores de p<0.05. Resultados: As dimensões do AQ-27 comparadas entre os grupos revelaram maior média de “segregação” (p=0,03) entre os iniciantes com significância estatística. O gênero feminino esteve associado à maior média de “ajuda” (p=0,006), “pena” (p=0,001), “medo” (p=0,03), “periculosidade” (p=0,04) e “irritação” (p=0,01), e o sexo masculino “evitamento” (p=0,03) com significância estatística. As médias de “pena” (p=0,008) e “ajuda” (p=0,01) foram maiores naqueles que tiveram contato com portador de TM com significância estatística. Já em relação à caracterização de “quem” foi o contato, não houve significância estatística. Conclusão: A possibilidade de maior conhecimento sobre os transtornos mentais, o gênero feminino e o aumento do contato com portadores de TM foram associados com menor carga de estigma face aos transtornos mentais, em consonância com a literatura e evidenciando a importância das disciplinas de saúde mental na graduação.
Abstract: Objectives: Assess stigma in the freshmen students and UFS Nursing graduates in relation to gender, contact with mental disorders (MD) patients and who was the contact. Methods: Cross-sectional study with application of sociodemographic questionnaire and the AQ-27 to evaluate the stigma against these disorders in 105 students. Differences were considered significant with p values <0.05. Results: AQ-27 dimensions compared between groups showed higher mean "segregation" (p = 0.03) among freshmen and graduates with statistical significance. Female gender was associated with higher mean "help" (p = 0.006), "worth" (p = 0.001), "fear" (p = 0.03), "dangerousness" (p = 0.04) and "irritation" (p = 0.01), and the male" avoidance "(p = 0.03) with statistical significance. The average "worth" (p = 0.008) and "help" (p = 0.01) were higher in those who had contact with MD with statistical significance. In relation to the characterization of "who" was contact, there was no difference between groups with statistical significance. Conclusion: The possibility of knowledge about mental disorders female gender and increased contact with TM patients were associated with less stigma load face to mental disorders, in line with the literature and highlighting the importance of mental health disciplines in graduation.
Palavras-chave: Estigma
Ensino em saúde
Transtorno mental
Stigma
Health education
Mental disorder
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citação: MELO, Marckssuelly Cassia da Silva. Avaliação do estigma face ao transtorno mental em estudantes iniciantes e concludentes de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe. 2016. 48f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2016.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20671
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