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dc.contributor.authorAlves, Alana Melo-
dc.date.accessioned2024-12-11T17:24:37Z-
dc.date.available2024-12-11T17:24:37Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.citationALVES, Alana Melo. Estratégias de projeto paisagístico aplicando a biofilia em ambientes escolares: estudo preliminar em espaços livres da Escola Estadual Prof. Manoel Franco Freire em Aracaju-SE. 2024. 123 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20680-
dc.description.abstractThis paper explores landscaping in school environments, applying the concepts of biophilia. Biophilia is a concept that defines the innate attraction of human beings to nature as an evolutionary principle. Translated as “love for living things”, it is considered necessary for physical and mental health. The present paper aims to develop a preliminary study based on biophilic landscaping in the open spaces of the Escola Estadual Professor Manoel Franco Freire, located in the Jabotiana neighborhood, Aracaju, SE. In order to achieve the objectives proposed in this paper, the following methodology was used: bibliographic review, to survey the main biophilic concepts in the elaboration of a landscaping project, conceptualizing landscaping, biophilia, its applications and its benefits in school environments; documentary survey with the State Secretariat of Education and Culture (SEDUC), aiming to obtain precise information about the location; analysis of architectural and landscaping references in which biophilic requirements were applied in school spaces; on-site visit, with cadastral, photographic and historical survey of the school, with this it is possible to observe in practice the needs of the school; Delphis research with the school's teachers, through the application of a structured questionnaire guided by a script; production of maps through thesoftwareQGIS 3.36.0, with the purpose of preparing a study of spots and use of thesoftwareBIM, Revit 2023, for the technical and visual development of the project. As a result, it was possible to develop a landscape study for the school's free areas, meeting the needs raised and promoting the importance of environmental education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectProjeto paisagísticopor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectBiofiliapor
dc.subjectLandscape designeng
dc.subjectBiophiliaeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleEstratégias de projeto paisagístico aplicando a biofilia em ambientes escolares: estudo preliminar em espaços livres da Escola Estadual Prof. Manoel Franco Freire em Aracaju-SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Ana Maria de Souza Martins-
dc.description.resumoEste trabalho explora o paisagismo em ambientes escolares, aplicando os conceitos da biofilia. A biofilia é um conceito que define a atração inata do ser humano pela natureza como um princípio evolutivo. Traduzido como “amor às coisas vivas”, é considerado necessário para saúde física e mental. O presente trabalho tem por objetivo elaborar um estudo preliminar com base no paisagismo biofílico nos espaços abertos da Escola Estadual Professor Manoel Franco Freire, situada no bairro Jabotiana, Aracaju, SE. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi utilizada a seguinte metodologia: revisão bibliográfica, para o levantamento dos principais conceitos biofílicos na elaboração de um projeto paisagístico, conceituando o paisagismo, a biofilia, suas aplicações e seus benefícios em ambientes escolares; levantamento documental junto a Secretaria do Estado da Educação e Cultura (SEDUC), obtendo informações precisas sobre o local; análises de referenciais arquitetônicos e paisagísticos em que os requisitos biofílicos foram aplicados nos espaços escolares; visita in loco, com levantamento cadastral, fotográfico e histórico da escola, com isso pode-se observar na prática as necessidades da escola; pesquisa Delphis com os professores da escola, através da aplicação de um questionário estruturado guiado por roteiro; produção de mapas através do software QGIS 3.36.0, elaborando um estudo de manchas e utilização do software BIM, Revit 2023, para desenvolvimento técnico e visual do projeto. Como resultado, foi possível desenvolver um estudo paisagístico para as áreas livres da escola, atendendo às necessidades levantadas e fomentando a importância da educação ambiental.pt_BR
dc.publisher.departmentDAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLaranjeiras - SEpt_BR
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