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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20716
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Macedo, Gilma Sandra | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T17:54:39Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T17:54:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Gilma Sandra. Nos cruzos, me padilhei: da naturalização da solidão da mulher negra ao empoderamento como um ebó de costumes comportamentais e culturais. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20716 | - |
dc.description.abstract | The research seeks to highlight relevant aspects of the researcher's own trajectory and experience as a black and peripheral woman, exploring her relationships with Afro-Brazilian religiosity. The initial focus is on understanding herself before analyzing other black women, reflecting the difficulties faced in loneliness and abandonment. Thus, the research aims to capture the researcher's experiences as part of this group, using writing to critically contextualize her personal and family memories and experiences in the human, cultural and social spheres. The choice of ethnography as a methodology focuses on the understanding that the researcher's experience is a case study for notions such as black female empowerment and resistance as emancipation. The approach problematizes colonial wounds, highlighting ethnicracial cultural legacies and imprisonments as the first gateway to understanding the conditioning imposed on black women. The disruption of this conditioning is explored by the crosses proposed by Afro-diasporic female deities, the Padilhas, which emphasize female empowerment. The research dialogue includes concepts such as transgression (Foucault), cross (Martins and Rufino), colonial wounds (Kilomba), subalternity (Evaristo and Carolina de Jesus) and the concept of padilhagem (Rufino and Simas), acting as an agent of empowerment and deconditioning to face an epistemic ebó. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | por |
dc.subject | Mulheres (condições sociais) | por |
dc.subject | Etnologia | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Solidão | por |
dc.subject | Poder (Ciências sociais) | por |
dc.subject | Escrevivência | por |
dc.subject | Empadilhamento | por |
dc.subject | Empoderamento | por |
dc.subject | Mulher negra | por |
dc.subject | Writing-on-self-experiences | eng |
dc.subject | “Empadilhamento” (African deity’s introjections to your own life) | eng |
dc.subject | Empowerment | eng |
dc.subject | Black woman | eng |
dc.title | Nos cruzos, me padilhei: da naturalização da solidão da mulher negra ao empoderamento como um ebó de costumes comportamentais e culturais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leão e Silva, Maicyra Teles | - |
dc.description.resumo | A pesquisa busca destacar relevantes aspectos da trajetória e experiência da própria pesquisadora como mulher negra e periférica, explorando suas relações com a religiosidade afro-brasileira. O foco inicial é compreender a si mesma antes de analisar outras mulheres negras, refletindo as dificuldades enfrentadas em solidão e abandono. Assim, a pesquisa visa captar as vivências da pesquisadora como parte desse grupo, utilizando a escrevivência para contextualizar criticamente suas memórias pessoais, familiares e experiências nas esferas humanas, culturais e sociais. A escolha da etnografia como metodologia concentra-se no entendimento de que a vivência da pesquisadora é um caso de estudo para noções como empoderamento feminino negro e resistência como emancipação. A abordagem problematiza as feridas coloniais, destacando as heranças e aprisionamentos culturais étnico-raciais como primeira porta de entrada para entender o condicionamento imposto à mulher negra. O rompimento desse condicionamento é explorado pelos cruzos propostos pelas divindades femininas afrodiaspóricas, as Padilhas, que enfatizam o empoderamento feminino. O diálogo da pesquisa inclui conceitos como transgressão (Foucault), cruzo (Martins e Rufino), feridas coloniais (Kilomba), subalternidade (Evaristo e Carolina de Jesus) e o conceito de padilhagem (Rufino e Simas), atuando como agente de empoderamento e descondicionamento para enfrentar um ebó epistêmico. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Aguiar, Fernando | - |
dc.description.local | São Cristovão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Culturas Populares |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GILMA_SANDRA_MACEDO.pdf | 979,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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