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dc.contributor.authorNaziazeno, Paloma Vieira de Melo-
dc.date.accessioned2024-12-18T18:06:23Z-
dc.date.available2024-12-18T18:06:23Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationNAZIAZENO, Paloma Vieira de Melo. Pela boca de velhos: memória sobre os pregões de comida de rua no bairro Santo Antônio nas décadas de 1970 e 1980. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20728-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to discuss the relationship between street food and popular cultures, from the perspective of decoloniality, through the memories of old people from the Santo Antônio neighborhood of Aracaju, with street food hawking in the 1970s and 1980s as the main focus. More specifically, the study seeks to a) develop a historical overview of the Santo Antônio neighborhood from its origins until the end of the 1980s; b) analyze the memorial accounts of "old Santo Antonians" in relation to the practice of pregões as a food culture and tradition during the 1970s and 1980s, as well as c) identify from the subjects' memorial records, socio-historical aspects of their daily lives in the Santo Antônio neighborhood based on the decolonial notion of affections. In order to do this, it brought together different epistemological concepts that are pertinent to popular cultures and street food, such as hybridization, border thinking, crossroads and the memory of old people. To do this, she used the studies of Nestor Canclini, Walter Mignolo, Lêda Maria Martins, Luiz Rufino and Ecléa Bosi as references. In order to carry out the research, we opted for a qualitative approach using the case study method, integrating exploratory, bibliographical and documentary research. A semi-structured interview technique was used to collect the accounts and then analyze them. At the end of the analysis, it was observed that the sales pitches refer not only to flavors that have been marked in the memory, but also to the l.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectAlimentos de ruapor
dc.subjectLembrança de velhospor
dc.subjectComida de ruapor
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectPopular cultureseng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectRemembrance of old peopleeng
dc.subjectStreet foodeng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.titlePela boca de velhos: memória sobre os pregões de comida de rua no bairro Santo Antônio nas décadas de 1970 e 1980pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Rosana Eduardo da Silva-
dc.description.resumoEsta dissertação busca discutir a relação entre a comida de rua e as culturas populares, sob a perspectiva da decolonialidade, por meio das lembranças de velhos do bairro aracajuano Santo Antônio, tendo como eixo principal os pregões de comida de rua nas décadas de 1970-1980. Mais especificamente, o estudo busca a) desenvolver uma síntese histórica acerca do bairro Santo Antônio desde sua origem até fins da década de 1980; b) analisar os relatos memorialísticos de “velhos santoantonianos” em relação à prática dos pregões enquanto cultura e tradição alimentar durante as décadas de 1970 e 1980, bem como c) identificar a partir dos registros memorialísticos dos sujeitos, aspectos sócio-históricos de seus cotidianos no bairro Santo Antônio tendo por base a noção decolonial dos afetos. Para tanto, fez dialogar conceitos epistemológicos distintos e pertinentes às culturas populares e a comida de rua, tais como a hibridização, o pensamento de fronteira, encruzilhada e memória de velhos. Para isso tomou como referência os estudos de Nestor Canclini, Walter Mignolo, Lêda Maria Martins, Luiz Rufino e Ecléa Bosi. Para desenvolver a pesquisa optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo por meio do método de estudo de caso integrando pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Recorreu-se a técnica de entrevista semiestruturada para recolha dos relatos e posterior análise. Ao fim da análise observou-se que os pregões de referem não somente a sabores marcados na memória, mas ao lugar dos afetos. E o Santo Antônio presentifica-se como lugar de fronteira, de negociação das culturas populares, pois ambivalente, indefinido, contraditório e plural.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristovãopt_BR
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