Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Juliana Vila Nova de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T20:02:56Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18T20:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Juliana Vila Nova de. Emancipação e empoderamento feminino através da arte urbana: considerações sobre as oficinas de graffiti. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20732 | - |
dc.description.abstract | Taking as a starting point the notion of “hybrid cultures”, established by Néstor Canclini, this work analyzes graffiti (and pixo) as an aesthetic manifestation that crosses borders by making use of forms of social interaction and communication made on the margins of institutions that reproduce the traits of an unequal society. The main objective of the study is to investigate whether, in addition, the culture of street art wouldn't involve another aspect, equally important, namely: a new way of teaching and learning, based on concrete experiences, thus contributing to emancipation and politicization of social agents, as in the case of women, whether in urban life or in the school environment, since the school also bears the marks of exclusion and tends to favor those with cultural capital. In this sense, we indicate a contrast between education theorists such as Pierre Bourdieu, on one hand, Paulo Freire and Jacques Rancière, on the other. In addition to the concept of “hybrid cultures”, we work with forms of micropolitical action. Throughout the research, some graffiti workshops were held in 2 schools in the state of Sergipe and in a public square in the city of Barcelona, Spain. This is a qualitative research, which made use of the following methodological instruments for data collection: filmic and photographic records, semi-structured questionnaires and interviews. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | por |
dc.subject | Mulheres (condições sociais) | por |
dc.subject | Grafiteiros | por |
dc.subject | Artistas | por |
dc.subject | Estética | por |
dc.subject | Arte (aspectos políticos) | por |
dc.subject | Graffiti | por |
dc.subject | Oficina | por |
dc.subject | Emancipação feminina | por |
dc.subject | Culturas híbridas | por |
dc.subject | Workshop | eng |
dc.subject | Female emancipation | eng |
dc.subject | Hybrid cultures | eng |
dc.title | Emancipação e empoderamento feminino através da arte urbana: considerações sobre as oficinas de graffiti | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Severo, Marjorie Garrido | - |
dc.description.resumo | Tomando como ponto de partida a noção de “culturas híbridas”, estabelecida por Néstor Canclini, este trabalho analisa o graffiti (e o pixo) como uma manifestação estética que atravessa fronteiras ao lançar mão de formas de interação social e de comunicação feitas à margem das instituições que reproduzem os traços de uma sociedade desigual. O objetivo principal do estudo consiste em investigar se, para além disso, a cultura da arte de rua não envolveria um outro aspecto, igualmente importante, a saber: uma nova forma de ensinar e aprender, a partir de experiências concretas, contribuindo assim para emancipação e politização dos agentes sociais, como no caso das mulheres, seja na vida urbana ou no ambiente escolar, uma vez que a escola, também traz as marcas da exclusão, e tende a favorecer os que dispõe de capital cultural. Nesse sentido, indicamos um contraste entre teóricos da educação como Pierre Bourdieu, de um lado, Paulo Freire e Jacques Rancière, de outro. Além do conceito de “culturas híbridas”, trabalhamos com formas de atuação micropolítica. Ao longo da pesquisa, foram realizadas algumas oficinas de graffiti, em 2 duas escolas no estado de Sergipe e em uma praça pública na cidade de Barcelona, na Espanha. Trata-se de pesquisa qualitativa, que lançou mão dos seguintes instrumentos metodológicos para coleta de dados: registros fílmico e fotográfico, questionários semiestruturados e entrevistas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristovão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Culturas Populares |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA_VILA_NOVA_OLIVEIRA.pdf | 6,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.