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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Possíveis aproximações entre as competências e habilidades da BNCC e o ensino por investigação
Autor(es): Cunha, Suellen Janaina
Data do documento: 28-Mai-2024
Orientador: Silva, Erivanildo Lopes da
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa garantir os direitos básicos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças e adolescentes ao longo de sua jornada escolar no ensino básico. Como meio de assegurar tal aprendizagem temos as competências que promovem a mobilização de conhecimentos definidos como conceitos e procedimentos que os estudantes serão submetidos durante o processo acadêmico, e habilidades que é desenvolvimento das práticas cognitivas e dos aspectos socioemocionais, permitindo ao estudante a capacidade de resolver situações de sua vida cotidiana. A referida pesquisa pretende apresentar as habilidades fundamentadas nas Competências designadas pela BNCC que podem ser mobilizadas por estudantes a partir do Ensino Investigativo na etapa da educação básica. Ressaltamos que a atividade investigativa traz em sua essência o levantamento de problemas, a elaboração de hipóteses, por muitas vezes o uso de experimentos, a organização de resultados e o processamento desses dados nas considerações finais. A partir da investigação de temáticas que envolvem o rio São Francisco e a população que vive à suas margens, foi iniciado um processo de inserção do rio como tema norteador para estudo do processo de ensino/aprendizagem através da produção de materiais didáticos denominados “Aspectos sobre a qualidade de água do rio São Francisco/SE”, “Impactos da usina hidrelétrica sobre rio São Francisco/SE” e “Águas do Sertão” e relacionar o Velho Chico (o rio possui este apelido) com a comunidade ribeirinha por meio do uso de atividades investigativas. Os referidos materiais didáticos surgem de uma proposta de ouvir as narrativas sobre os imaginários que os estudantes possuem a respeito do rio e com as análises desses materiais produzidos e colhidos por meio de oficina e do concurso de redações, enquadrar os imaginários do rio São Francisco em categorias. Após esta organização, temos a construção dos materiais didáticos que permitiram compreender alguns anseios dos estudantes sobre o rio e tratar tais temas mobilizando as competências selecionadas.
Abstract: The National Common Curricular Base (BNCC) is a document that aims to guarantee basic learning and development rights for children and adolescents throughout their school journey in basic education. As a means of ensuring such learning, we have skills that promote the mobilization of knowledge defined as concepts and procedures that students will be subjected to during the academic process, and skills that are the development of cognitive practices and socio-emotional aspects, allowing the student the ability to solve situations in your everyday life. This research aims to present the skills based on the Competencies designated by the BNCC that can be mobilized by students from Investigative Teaching in the basic education stage. We emphasize that investigative activity brings in its essence the survey of problems, the elaboration of hypotheses, often the use of experiments, the organization of results and the processing of these data in the final considerations. From the investigation of themes involving the São Francisco river and the population that lives on its banks, a process of inserting the river as a guiding theme for the study of the teaching/learning process was initiated through the production of teaching materials called “Aspects about the water quality of the São Francisco river/SE”, “Impacts of the hydroelectric plant on the São Francisco river/SE” and “Águas do Sertão” and relate the Velho Chico (the river has this nickname) with the riverside community through the use of investigative activities. The aforementioned teaching materials arise from a proposal to listen to narratives about the imaginaries that students have about the river and, with the analysis of these materials produced and collected through the workshop and the essay competition, to frame the imaginaries of the São Francisco river in categories. After this organization, we created teaching materials that made it possible to understand some of the students' concerns about the river and address these topics by mobilizing the selected skills.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Material didático
Ciência (estudo e ensino)
Competências
Ensino investigativo
Skills
Teaching materials
Investigative teaching
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: CUNHA, Suellen Janaina. Possíveis aproximações entre as competências e habilidades da BNCC e o ensino por investigação. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20746
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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