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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Onde estão as crianças com deficiência motora em Sergipe? Tensionando a saúde e a educação
Autor(es): Souza, Laila Bianca Menezes
Data do documento: 23-Jul-2024
Orientador: Givigi, Rosana Carla do Nascimento
Resumo: A Educação Inclusiva é resultado de conquistas políticas e sociais, bem como, do entendimento de um modelo social da deficiência e das diferenças. As crianças e adolescentes com deficiência motora enfrentam diversos obstáculos para ter acesso e permanecer na escola. Levando em consideração o contexto da educação especial no estado de Sergipe, e as diferentes dimensões que envolvem cada público-alvo, o presente trabalho se propôs a compreender o percurso escolar das crianças e adolescentes com deficiência motora no estado de Sergipe. Fundamenta-se metodologicamente na pesquisa-ação colaborativo-crítica, e constitui-se como um trabalho de caráter quanti-qualitativo do tipo descritivo exploratório. O processo envolveu: aplicação do questionário semiestruturado de “Triagem Escolar e Comunicacional” com familiares de crianças com deficiência motora atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV) de Aracaju/SE; intervenção com Comunicação Alternativa e com uso de um dispositivo de rastreamento ocular; e um encontro dialógico com as mães. Foram aplicados de forma presencial 37 questionários com mães de crianças e adolescentes com deficiência motora e feita a intervenção com 3 crianças/adolescentes, 2 com 3 encontros cada uma, e 1 com 6 encontros. Como resultados, a investigação aponta que: 1) Das 37 crianças, 12 não frequentam ou nunca frequentaram a escola, e apontam como principal motivo a ausência de cuidador. Das 25 crianças matriculadas, 23 frequentam a escola. Das 23 crianças que frequentam, 3 (três) estão apenas na sala de recursos do Atendimento Educacional Especializado. Dos 20 que restam, apenas 3 (três) vão todos os dias na escola, 4 (quatro) vão quatro vezes por semana, 7 (sete) vão três vezes por semana, 5 (cinco) vão duas vezes por semana, e 1 (um) vai uma vez por semana. 2) Os perfis comunicacionais se mostraram determinantes para a presença da criança na escola e no tipo de trabalho desenvolvido. Constata-se que as 3 (três) crianças que frequentam a escola todos os dias são as que conseguem se comunicar pela fala, todos os outros com fala parcialmente inteligível, com fala ininteligível ou sem fala frequentam menos a escola. 3) Os perfis motores e comunicacionais apontaram para recursos de média e alta tecnologia como recomendados para o uso de comunicação alternativa por grande parte dessas crianças, e a realidade socioeconômica das famílias se colocou de maneira determinante no impedimento da aquisição. 4) Todas as 3 (três) crianças que foram selecionadas para o início do uso da Comunicação Alternativa com uso de alta tecnologia, apresentaram bom desenvolvimento com o uso do dispositivo. 5) As mães relataram múltiplos fatores que impedem a participação efetiva dos seus filhos na escola e após a intervenção com o rastreador ocular apresentaram maiores expectativas no desenvolvimento comunicacional e de aprendizagem de seus filhos. Conclui-se que as crianças com deficiência motora estão sendo assistidas no serviço de saúde, ficando em segundo plano a escola, sendo necessária uma maior articulação entre saúde e educação para que não haja sobreposição de um setor sobre o outro. Além disso, constatou-se que apesar das dificuldades ou ausência de fala não estão sendo oferecidos a esse público sistemas alternativos de comunicação, e que a grande maioria dessas crianças necessitaria de sistemas de Comunicação Alternativa amparados pela alta tecnologia. Reafirma-se, aqui, a necessidade de avançarmos na construção da escola pública, democrática, inclusiva e para todos.
Abstract: Inclusive Education is the result of political and social achievements, as well as an understanding of a social model of disability and differences. Children and adolescents with motor disabilities face various obstacles to accessing and remaining in school. Considering the context of special education in the state of Sergipe, and the different dimensions involving each target audience, this study aimed to understand the educational journey of children and adolescents with motor disabilities in Sergipe. Methodologically, it is grounded in collaborative-critical action research and constitutes a descriptive exploratory study of a quantitative-qualitative nature. The process involved: application of the semi-structured "School and Communicational Screening" questionnaire with families of children with motor disabilities served by the Specialized Rehabilitation Center José Leonel Ferreira Aquino (CER IV) in Aracaju/SE; intervention with Alternative Communication and the use of an eye-tracking device; and a dialogical meeting with mothers. Thirty-seven questionnaires were administered in person to mothers of children and adolescents with motor disabilities, and interventions were conducted with 3 children/adolescents—2 received 3 sessions each, and 1 received 6 sessions. The investigation yielded the following results: 1) Out of 37 children, 12 do not attend or have never attended school, citing the lack of a caregiver as the main reason. Among the 25 enrolled children, 23 attend school. Of these 23, only 3 are placed exclusively in the Specialized Educational Assistance Room. Among the remaining 20, only 3 attend school every day, 4 attend four times a week, 7 attend three times a week, 5 attend twice a week, and 1 attends once a week. 2) Communication profiles were found to be crucial for the child's presence in school and the type of work performed. It was observed that the 3 children attending school daily are those who can communicate verbally, whereas those with partially intelligible, unintelligible speech, or without speech attend school less frequently. 3) Motor and communication profiles indicated that medium and high-tech resources are recommended for alternative communication for many of these children, while the socio-economic reality of families significantly affects their access to these resources. 4) All 3 children selected to begin using Alternative Communication with high-tech devices showed good progress with the device. 5) Mothers reported multiple factors hindering their children's effective participation in school, and after the eye-tracking intervention, they expressed higher expectations for their children's communication and learning development.In conclusion, children with motor disabilities are receiving healthcare support, with education taking a back seat, highlighting the need for better coordination between health and education sectors to prevent overlap. Moreover, it was found that despite speech difficulties or absence, alternative communication systems are not being offered to this population, with the majority needing high-tech Alternative Communication systems. This underscores the urgent need to advance towards building a public school system that is democratic, inclusive, and accessible to all.
Palavras-chave: Educação especial em Sergipe
Crianças com deficiência (educação)
Educação inclusiva
Comunicação na educação
Tecnologia de ponta e educação
Deficiência motora
Comunicação alternativa
Alta tecnologia
Special education
Motor disability
Alternative communication
High technology
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Laila Bianca Menezes. Onde estão as crianças com deficiência motora em Sergipe? Tensionando a saúde e a educação. 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20772
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