Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20790
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Veleida Anahi da-
dc.date.accessioned2025-01-13T18:50:48Z-
dc.date.available2025-01-13T18:50:48Z-
dc.date.issued2008-04-
dc.identifier.citationSILVA, V. A. Relação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/G39FkYpfhpQtffMSvCK4rMg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jan. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1413-2478-
dc.identifier.issn1809-449X-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20790-
dc.description.abstractThis paper refers to a research carried out in the state of Sergipe between 2004 and 2006, with 362 pupils from 1st to 5th grade of elementary school. The objectives are to comprehend the bases and processes of the pupils’ relation to mathematics learning and verify the importance of fieldwork in revealing the representations and the hidden knowledge in the teaching/ learning process. From the methodological point of view, the data were gathered by means of a questionnaire with 14 open questions. In addition to the general approach, the analysis introduces a double comparative point of view: between the two sexes and different levels of schooling. Research by Bernard Charlot and Claudine Blanchard-Laville on the relation with knowledge provides the theoretical framework. The results suggest that pupils have a better relationship with everyday objects and practices, like counting money, than with specifically mathematical objects. These results offer good indicators for a reflection from the perspective of didactics.eng
dc.description.abstractEste artículo se refiere a una encuesta realizada en Sergipe, en 2004-2006, junto a 362 alumnos del 1er. al 5to. año del primario. Son objetivos comprender los fundamentos y procesos de la relación de los alumnos con el aprendizaje de matemática y comprobar la importancia de la encuesta de campo para descubrir las representaciones y el saber oculto en el proceso enseñanza-aprendizaje. Del punto de vista metodológico, los datos fueron recogidos a través de un cuestionario con 14 preguntas abiertas. El análisis, además de un abordaje general, introduce un doble punto de vista comparativo: entre los dos sexos y entre los niveles de escolaridad. El referencial teórico reposa en las pesquisas de Bernard Charlot y de Claudine Blanchard-Laville sobre la relación con el saber. En los resultados se destaca que los alumnos se relacionan con objetos y experiencias cotidianas, como contar el dinero, más de lo que con objetos específicamente matemáticos. Estos resultados ofrecen buenos indicadores para una reflexión en la óptica de la didáctica.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEdpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educaçãopt_BR
dc.subjectRelação com o saberpor
dc.subjectEnsino da matemáticapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectRelation with knowledgeeng
dc.subjectTeaching of mathematicseng
dc.subjectDidacticseng
dc.subjectEducational practiceseng
dc.subjectRelación con el saberspa
dc.subjectEnseñanza de la matemáticaspa
dc.subjectDidácticaspa
dc.subjectExperiencias educativasspa
dc.titleRelação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativaspt_BR
dc.title.alternativeRelation with knowledge in mathematics learning: a contribution to the didactic reflection on educational practiceseng
dc.title.alternativeRelación con el saber en el aprendizaje de matemáticas: una contribución para la reflexión didáctica sobre las prácticas de educaciónspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo refere-se a uma pesquisa realizada em Sergipe, em 2004-2006, junto a 362 alunos da 1ª à 5ª série do ensino fundamental. São objetivos compreender os fundamentos e processos da relação dos alunos com a aprendizagem matemática e verificar a importância da pesquisa de campo para desvelar as representações e os saberes ocultos no processo ensino-aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, os dados foram recolhidos por meio de um questionário com 14 perguntas abertas. A análise, além da abordagem geral, introduz um duplo ponto de vista comparativo: entre os dois sexos e entre os níveis de escolaridade. O referencial teórico repousa nas pesquisas de Bernard Charlot e de Claudine Blanchard-Laville sobre a relação com o saber. Nos resultados destaca-se que os alunos se relacionam com objetos e práticas cotidianas, como contar o dinheiro, mais do que com objetos especificamente matemáticos. Esses resultados oferecem bons indicadores para uma reflexão na óptica da didática.pt_BR
dc.description.localRio de Janeiro, RJpt_BR
Aparece en las colecciones: DED - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RelacaoSaberAprendizagemMatematica.pdf462,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.