Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20797
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorDomingues, Petrônio-
dc.date.accessioned2025-01-14T17:06:36Z-
dc.date.available2025-01-14T17:06:36Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.identifier.citationDOMINGUES, P. Um “templo de luz”: Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/hqBHpKJHNtbrVMgJb3Fpv9M/?format=pdf. Acesso em: 14 jan. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1413-2478-
dc.identifier.issn1809-449X-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20797-
dc.description.abstractThe article analyses how the Brazilian Negro Front (1931-1937) - considered the largest and most important black organization to be projected on the national scene after the abolition of slavery - discussed, questioned and dealt with the issue of education. It can be observed that the leaders of that organization had a critical vision of the lack of public policies for the black population and saw education as a strategic tool for the social integration of this segment of the population. In addition to social integration, education would make possible the elimination of prejudice and, ultimately, would ensure the conditions for the exercise of full citizenship.eng
dc.description.abstractEl artículo examina como la Frente Negra Brasileña (1931-1937) - considerada la mayor y la más importante organización negra que se ha proyectado en el escenario nacional después de la abolición de la esclavitud - discutió, problematizó y trató la cuestión de la educación. Se comprueba como las lideranzas de esa organización tenían una visión crítica en relación a la falta de políticas públicas destinadas a la populación negra y concebían la educación como una herramienta estratégica para la inserción de ese segmento popular a la sociedad. Además de la integración social, la educación posibilitaría la eliminación de los perjuicios y, en última instancia, garantiría las condiciones para el ejercicio da la plena ciudadanía.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEdpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educaçãopt_BR
dc.subjectNegrospor
dc.subjectRelações raciaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subjectNegroeseng
dc.subjectRace relationseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMulticulturalismeng
dc.subjectRelaciones racialesspa
dc.subjectEducaciónspa
dc.titleUm “templo de luz”: Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educaçãopt_BR
dc.title.alternativeA “temple of light”: the Brazilian Negro Front (Frente Negra Brasileira) (1931-1937) and the education questioneng
dc.title.alternativeUn “templo de luz”: Frente Negra Brasileña (1931- 1937) y la cuestión de la educaciónspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO artigo examina como a Frente Negra Brasileira (1931-1937) - considerada a maior e mais importante organização negra que se projetou no cenário nacional após a abolição da escravatura - discutiu, problematizou e tratou a questão da educação. Verifica-se como as lideranças dessa organização tinham uma visão crítica em relação à falta de políticas públicas voltadas à população negra e concebiam a educação como uma ferramenta estratégica para a inserção desse segmento populacional à sociedade. Além da integração social, a educação possibilitaria a eliminação dos preconceitos e, em última instância, garantiria as condições para o exercício da cidadania plena.pt_BR
dc.description.localRio de Janeiro, RJpt_BR
Aparece en las colecciones: DHI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FrenteNegraBrasileiraEducacao.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.