Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20822
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Processos de inclusão de alunos autistas no ensino superior: a construção de um grupo de discussão
Autor(es): Silva, Giovanna Santos da
Data do documento: 23-Jul-2024
Orientador: Givigi, Rosana Carla do Nascimento
Resumo: Esta dissertação se concentra na área de pesquisas em Educação Especial, tendo como foco o contexto do autismo no Ensino Superior. Esse cenário parte da necessidade de uma educação emancipatória e inclusiva, tendo em vista a busca por modos de enfrentamento às diversas tentativas de exclusão. No âmbito universitário, diariamente, pessoas autistas enfrentam muitos desafios na vida acadêmica. Entretanto, estudos mostram que a construção de grupos se constitui como um dispositivo que pode provocar mudanças significativas nesse cenário. Logo, o trabalho tem como objetivo analisar as condições de acesso e permanência de alunos autistas no Ensino Superior, a partir da construção de um grupo de discussão. Epistemologicamente, buscou-se uma interlocução com as ideias de Bakhtin, articulando as suas contribuições teóricas a uma perspectiva social dos estudos sobre o autismo na educação. Metodologicamente, sustenta-se na pesquisa-ação colaborativo-crítica. A pesquisa foi realizada entre março de 2023 e março de 2024, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e contou com a participação de 15 (quinze) alunos autistas matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação. Buscou-se conhecer as políticas de inclusão da instituição e construir um grupo de discussão com os alunos autistas, consolidando um trabalho colaborativo. Foram realizados 14 (quatorze) encontros com o grupo, sendo eles: 1 (um) encontro inicial, 12 (doze) encontros de discussão, e 1 (um) encontro de avaliação. Os dados desses encontros foram a peça-chave e central do trabalho, correspondendo às gravações em áudio, que foram analisadas mediante a Análise Dialógica do Discurso, na perspectiva bakhtiniana. Como resultados, destacam-se: as ações de inclusão propostas pela universidade são insuficientes para as demandas dos alunos autistas; alunos autistas enfrentam constantemente situações de sofrimento emocional e psíquico, devido às exigências da vida acadêmica; há uma falta de compreensão de professores e colegas de turma sobre o espectro, marcada pela força dos estigmas; a dificuldade do diagnóstico, tendo em vista que a maioria dos alunos participantes foi diagnosticada apenas na fase adulta; dentre outros. Foi possível concluir que grupo de discussão contribuiu de modo significativo na vida dessas pessoas em nossa universidade, ao proporcionar acolhimento e construção de vínculos, partilha de dificuldades e de vivências, reconhecimento entre os pares, melhor compreensão sobre as comorbidades, conhecimento de si e do outro, e busca por experiências sociais em outros espaços. Por fim, ressalta-se a necessidade de consolidar novas políticas e ações de inclusão no contexto do Ensino Superior, que atendam inclusive às especificidades de alunos autistas, bem como a necessidade de mais pesquisas acerca do tema, para que as questões sejam aprofundadas e articuladas a outros recortes sociais de grupos que historicamente também enfrentam situações de exclusão.
Abstract: The present research studies the context of Autism and Higher Education, as part of the area of Special Education. This was motivated by the need for an emancipatory and inclusive education, searching for ways to confront the various attempts at exclusion. At the university level, autistic people face many challenges in academic life on a daily basis. However, studies show that the construction of groups constitutes a device that can bring about significant changes in this scenario. Therefore, the aim of the work was to analyze the conditions of access and permanence of autistic students in Higher Education, based on the construction of a discussion group. Epistemologically, we seek a dialogue with Bakhtin's ideas, articulating his theoretical contributions to a social perspective of studies on autism, in education. Methodologically, the work characterizes as collaborative-critical action research. The research was carried out between March 2023 and March 2024, at the Federal University of Sergipe (UFS), and included the participation of 15 (fifteen) autistic students enrolled in undergraduate and postgraduate programs. We sought to learn about the institution's inclusion policies and build a discussion group with autistic students, consolidating collaborative work. 14 (fourteen) meetings were held with the group, namely: 1 (one) initial meeting, 12 (twelve) discussion meetings, and 1 (one) evaluation meeting. The data from these moments were the key and central piece of the work, corresponding to the audio recordings, which were analyzed using Dialogical Discourse Analysis, from the Bakhtinian perspective. As results, the following stand out: the inclusion actions proposed by the university are insufficient to meet the demands of autistic students; autistic students constantly face situations of emotional and psychological suffering, due to the demands of academic life; there is a lack of understanding among teachers and classmates about the spectrum, which is marked by stigmas; the difficulty of diagnosis, considering that the majority of participating students were only diagnosed in adulthood; among others. It was possible to conclude that the discussion group contributed significantly to the lives of these people at our university, welcoming and building bonds, sharing difficulties and experiences, recognition among peers, better understanding of comorbidities, knowledge of oneself and peers, and seeking social experiences in other spaces. Finally, we highlight the need to consolidate new inclusion policies and actions in the context of Higher Education, which also meet the specificities of autistic students, as well as highlighting the need for more in-depth and articulated to other social segments of groups that historically also face situations of exclusion.
Palavras-chave: Educação superior
Autismo
Inclusão
Universidade
Higher education
Autism
Inclusion
University
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Giovanna Santos da. Processos de inclusão de alunos autistas no ensino superior: a construção de um grupo de discussão. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20822
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANNA_SANTOS_SILVA.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.