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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAquino, João Batista-
dc.date.accessioned2025-01-23T12:12:57Z-
dc.date.available2025-01-23T12:12:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAQUINO, João Batista. Qualidade de vida e estresse no estudante de medicina: uma revisão sistemática da literatura. 2018. 13f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20840-
dc.description.abstractINTRODUCTION: The medical student is subjected to various types of stress during his / her formation, and may change his quality of life. This study aimed to outline the characterization of the scientific production that contemplates the theme of quality of life and stress in the medical student from 2008 to 2018. METHOD: A systematic review of the literature was performed through the electronic search in two databases: MEDLINE and LILACS. RESULTS AND DISCUSSION: We found 154 articles from the search with the established descriptors, after applying the inclusion and exclusion criteria, the final sample consisted of 13 articles. The most published journals on the subject were the Journal Medical Teacher and the Brazilian Journal of Medical Education published 3 articles each, a total of 23.15%. Four studies were published in journals with Qualis interdisciplinary classification B1, (30.76%). CONCLUSION: Medical students present poor quality of life scores and are subjected to high levels of stress, more than other university students and / or general population. Excessive workload, full-time course and boarding hours are the factors that contribute most to this data.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEstressepor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectEstudante de medicinapor
dc.subjectStresseng
dc.subjectQuality of lifeeng
dc.subjectMedical studenteng
dc.titleQualidade de vida e estresse no estudante de medicina: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Halley Ferraro-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: O estudante de medicina é submetido a vários tipos de estresse durante sua formação, podendo alterar sua qualidade de vida. Esse estudo teve como objetivo delinear a caracterização da produção científica que contempla a temática qualidade de vida e estresse no estudante de medicina no período de 2008 a 2018. MÉTODO: Uma revisão sistemática da literatura foi realizada através da busca eletrônica em duas bases de dados: MEDLINE e LILACS. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram encontrados 154 artigos a partir da busca com os descritores estabelecidos, após aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, a amostra final foi constituída por 13 artigos. Os periódicos que mais publicaram sobre o tema foram a Revista Medical Teacher e a Revista Brasileira de Educação Médica publicaram 3 artigos cada uma, um total de 23,15%. Quatro estudos foram publicados em periódicos com classificação Qualis interdisciplinar B1, (30.76%). CONCLUSÃO: Os estudantes de medicina apresentam escores ruins de qualidade de vida e estão submetidos a altos níveis de estresse, mais que outros universitários e/ou população geral. A carga horária excessiva, curso em tempo integral e o regime de plantões no internato são os fatores que mais contribuem para esses dados.pt_BR
dc.publisher.departmentDME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
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