Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Hellen Ketcia Batista-
dc.date.accessioned2025-01-27T12:28:54Z-
dc.date.available2025-01-27T12:28:54Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationSantos, Hellen Ketcia Batista. Descriminalização do Rap para uso pedagógico : as letras do Racionais MC’s como instrumento para pensar a sociedade brasileira. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20864-
dc.description.abstractThis paper aims to address the decriminalization of the musical genre rap, with a view to its use as a pedagogical resource. The main focus of this work is to analyze how the use of rap in the classroom can contribute to the development of students' critical thinking about brazilian society and how it tries to portray the young black person from the periphery as the antagonist of the country's sociocultural events. It also seeks to highlight the peripheral and black origins of the hip-hop movement in Brazil, as well as the context in which the main national rap group, Racionais MC’s, was formed. In this paper, we discuss how the group's strong lyrics can spark certain discussions and how we could incorporate Racionais' rap into the lessons. We also discuss in this work the reason why the musical genre being studied is still so criminalized today, as well as what it criticizes in its lyrics. With this, I aim to treat rap as a viable resource that fits the reality of the students and the school environment. KEYWORDS: rap, Racionais MC’s, education, decriminalization.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectRappor
dc.subjectRacionais MC’spor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDescriminalizaçãopor
dc.subjectRecurso pedagógicopor
dc.subjectPeriferiapor
dc.subjectHip-hop (Brasil)por
dc.subjectNegrospor
dc.subjectCriminalização do rappor
dc.subjectRapeng
dc.subjectRacionais MC’seng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDecriminalizationeng
dc.subjectMúsica (Preconceito)por
dc.titleDescriminalização do Rap para uso pedagógico : as letras do Racionais MC’s como instrumento para pensar a sociedade brasileirapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Domingues, Petrônio José-
dc.description.resumoO presente trabalho busca tratar sobre a descriminalização do gênero musical rap, visando sua utilização como recurso pedagógico. O foco principal deste trabalho é analisar como a utilização do rap em sala de aula pode contribuir na formação do pensamento crítico dos alunos acerca da sociedade brasileira e como esta tenta colocar o jovem negro da periferia como antagonista dos acontecimentos socioculturais do país. Busca-se também salientar a origem periférica e negra do movimento hip-hop no Brasil, bem como o contexto de formação do principal grupo de rap nacional, o Racionais MC’s. Neste trabalho discutimos como as letras fortes do grupo podem despertar certas discussões e como poderíamos inserir o rap do Racionais nas aulas. Discutimos ainda neste trabalho, o motivo do gênero musical trabalhado ser ainda hoje tão criminalizado, bem como o que a mesma crítica em suas letras. Com isso, busco tratar o rap como um recurso viável e que se adeque a realidade dos alunos e do ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hellen_Ketcia_Batista_Santos.pdf315,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.