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dc.contributor.authorCosta, Letícia Vilanova Almeida da-
dc.date.accessioned2025-01-27T12:40:07Z-
dc.date.available2025-01-27T12:40:07Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.citationCosta, Letícia Vilanova Almeida da. A representação das relações de cumplicidade entre mulheres na obra de Georgina de Albuquerque. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20868-
dc.description.abstractThis research is linked to the field of Art History and aims to answer the following question: what is the importance of the representation of the figure of the woman, in their diverse relationships of friendship, in the work of Georgina de Albuquerque? This question has in mind a context located in the early twentieth century, in Brazilian art, where little emphasis was given to women artists and themes centered on the relations of complicity between them. To achieve such an answer, we delve into Georgina's life and career, to understand the value she places on the protagonism of the female figure in her art. Also noteworthy is the artistic pioneering that such a feat represented at that time. To this purpose, the works Paisagem do Rio de Janeiro (n.d.), Moças (n.d.), Roceiras (1930) and Duas Amigas (1930) are analyzed, which bring the theme of companionship among women, in several contexts. At the end, the look given until then to art that represents relationships of female complicity is resignified, mainly through Georgina's work, in order to lead to an understanding of the complexity and importance of such relationships in women's lives.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectHistória da artepor
dc.subjectGeorgina de Albuquerquepor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectHistory of arteng
dc.subjectGeorgina de Albuquerqueeng
dc.subjectFemaleeng
dc.subjectWomen’s complicityeng
dc.titleA representação das relações de cumplicidade entre mulheres na obra de Georgina de Albuquerquept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pina, Luis Eduardo-
dc.description.resumoEssa pesquisa encontra-se vinculada ao campo da História da Arte e tem por objetivo responder a seguinte questão: qual a importância da representação da figura da mulher, em suas diversas relações de amizade, na obra de Georgina de Albuquerque? Tal indagação tem em vista um contexto localizado no início do século XX, na arte brasileira, onde pouco se dava destaque a artistas mulheres e a temas centralizados nas relações de cumplicidade entre elas. Para o alcance de tal resposta, adentra-se na vida e na carreira de Georgina, com a finalidade de compreender o valor que ela coloca no protagonismo da figura feminina em sua arte. Destaca-se, ainda, o pioneirismo artístico que tal feito representava naquela época. Para tanto, são analisadas as obras Paisagem do Rio de Janeiro (s.d), Moças (s.d), Roceiras (1930) e Duas Amigas (1930), que trazem a temática do companheirismo entre mulheres, em diversos contextos. Ao final, ressignifica-se o olhar dado até então à arte que representa relações de cumplicidade feminina, principalmente através da obra de Georgina, de forma a levar ao entendimento sobre a complexidade e importância de tais relações na vida da mulher.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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