Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/2088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leonardo Ferreira de-
dc.contributor.authorGuimaraes, Carmen Regina Parisotto-
dc.date.accessioned2017-07-18T16:02:34Z-
dc.date.available2017-07-18T16:02:34Z-
dc.date.issued2014-09-
dc.identifier.citationALMEIDA, L. F. de; GUIMARAES, C. R. P. A abordagem histórica e filosófica da ciência no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFS: visões de docentes universitários. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://www.educonse.com.br/viiicoloquio/cdanais.asp?id=402>. Acesso em: 18 jul. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/2088-
dc.description.abstractA partir de pesquisa qualitativa baseada em aplicação e em análise de entrevistas, o presente artigo objetiva conhecer, através de visões de docentes universitários, a importância e o papel desempenhado pela abordagem histórica e filosófica da ciência no atual Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe – campus São Cristóvão. É enfatizada e partilhada pelos entrevistados a necessidade de promoção de discussões mais direcionadas ao reconhecimento e à viabilização desta abordagem no respectivo curso. Apesar de a inserção e a atuação da abordagem histórica e filosófica enfrentar obstáculos, é preciso aclarar que a inclusão da disciplina ‘História e Filosofia das Ciências Biológicas’ no atual projeto pedagógico compreende um importante reconhecimento do Departamento para com a abordagem epistemológica da Biologia._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: From a qualitative study based on implementation and analysis of interviews, this article aims to meet, through visions of academics, the importance and the role of historical and philosophical approach to science in the current design of Pedagogical Sciences degree course in biological, Federal University of Sergipe - St. Kitts campus. It is emphasized and shared by respondents the need for more targeted promotion of the recognition and feasibility of this approach in its ongoing discussions. Although the insertion and operation of historical and philosophical approach to face obstacles, we must clarify that the inclusion of the subject &39;History and Philosophy of Biological Sciences&39; in current pedagogical project comprises an important recognition of the Department with the epistemological approach to biology.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.subjectHistória e filosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLicenciatura em Biologiapt_BR
dc.subjectHistory and philosophy of sciencept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDegree in Biologypt_BR
dc.titleA abordagem histórica e filosófica da ciência no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFS: visões de docentes universitáriospt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AbordagemFilosoficaProjetoPedagogico.pdf243,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.