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dc.contributor.authorSantana, Emersson Felipe de-
dc.date.accessioned2025-01-28T11:54:26Z-
dc.date.available2025-01-28T11:54:26Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.citationSantana, Emersson Felipe de. Intersecções pedagógicas do clarinete e da voz humana : um estudo bibliográfico e autoetnográfico da pedagogia vocal aplicada à técnica do clarinete. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Música) – Departamento de Música, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20892-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectClarinete (Técnica)por
dc.subjectVoz humanapor
dc.subjectPedagogia vocalpor
dc.subjectEstudo autoetnográficopor
dc.subjectInstrumentos musicaispor
dc.titleIntersecções pedagógicas do clarinete e da voz humana : um estudo bibliográfico e autoetnográfico da pedagogia vocal aplicada à técnica do clarinetept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Aline Soares-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso explora a intersecção entre o clarinete e a voz humana, tendo em vista que os instrumentistas de sopro também podem ser considerados profissionais da voz. Por meio de um estudo bibliográfico e autoetnográfico, foi investigado como a pedagogia vocal e os princípios da técnica vocal podem enriquecer a vivência do clarinetista, promovendo um diálogo entre as duas formas de expressão musical. A metodologia envolve, além dos levantamentos bibliográficos e históricos sobre os panoramas pedagógicos do canto e do clarinete, uma comparação entre os trabalhos de Miller (voz) e Thurston (clarinete), dos quais foram encontradas traduções para o português. Também foi realizada uma autoetnografia, aplicando os exercícios vocais à atuação do clarinetista. Foram realizadas gravações em ambiente controlado, por meio do software Sonic Visualizer, e, ainda, foram demonstrados e analisados um dos descritores de áudio oferecidos pelo software. Os resultados iniciais obtidos na pesquisa autoetnográfica sugerem que a compreensão das técnicas vocais pode influenciar positivamente a atuação do clarinetista. Este estudo pretende oferecer dados preliminares para os clarinetistas e também outros músicos instrumentistas de sopro, que considerem a importância da pedagogia vocal na formação musical.pt_BR
dc.publisher.departmentDMU - Departamento de Música – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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