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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, João Batista Santana-
dc.date.accessioned2025-02-03T13:09:09Z-
dc.date.available2025-02-03T13:09:09Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.citationSANTOS, João Batista Santana. Planejamento estratégico e sua aplicação em micro e pequenas empresas. TCC (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20956-
dc.description.abstractMicro and small companies play an important role in Brazilian socioeconomic development. However, many of them cease to exist due to the lack of use of strategic tools widely used by large companies, such as strategic planning. Thus, the present study aimed to analyze how the application of strategic planning has occurred in micro and small companies in Brazil before and after the COVID-19 pandemic, based on a literature review. The research was developed from a qualitative approach, aiming to describe and explain the phenomenon of the use of strategic planning by micro and small companies. The technical procedure used for this was bibliographical research, carried out in databases based on keywords. With the research, it was possible to perceive that the big companies make more use of the strategic planning than the ones of micro-enterprise size; the tool is usually used in MSEs only for mapping strengths and weaknesses, and opportunities and threats, without elaborating an action plan afterwards; and strategic planning tends to be prepared more by hired external consultants and not by the company itself.por
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectPequenas empresaspor
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectSmall businesseng
dc.titlePlanejamento estratégico e sua aplicação em micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marcos Antônio de Souza-
dc.description.resumoAs micro e pequenas empresas desempenham relevante papel no desenvolvimento socioeconômico brasileiro. No entanto, muitas delas deixam de existir devido à falta do uso de ferramentas estratégicas muito usadas pelas grandes empresas, como o planejamento estratégico. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar como tem ocorrido a aplicação do planejamento estratégico nas micro e pequenas empresas no Brasil antes e após a pandemia da COVID-19 a partir de uma realizar uma revisão de literatura. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, objetivando descrever e explicar o fenômeno da utilização do planejamento estratégico pelas micro e pequenas empresas. O procedimento técnico utilizado para isso foi a pesquisa bibliográfica, realizada em bases de dados a partir de palavras-chave. Com a pesquisa, foi possível perceber que as grandes empresas se utilizam mais do planejamento estratégico do que as de porte de microempresa; a ferramenta costuma ser usada nas MPEs apenas para o mapeamento de forças e fraquezas, e das oportunidades e ameaças, sem que seja elaborado um plano de ação após isso; e o planejamento estratégico costuma ser elaborado mais por consultoria externa contratada e não pela própria empresa.pt_BR
dc.publisher.departmentDACI - Departamento de Administração – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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