Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jocasia Santos da-
dc.date.accessioned2025-02-07T14:09:36Z-
dc.date.available2025-02-07T14:09:36Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, Jocasia Santos da. A contribuição da literatura infantojuvenil para a formação de leitores. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20997-
dc.description.abstractThis study aims to outline the trajectory of Children's and Young Adult Literature, from its formation as a specific textual modality to its consolidation as a teaching tool in schools, in order to highlight its importance as a privileged cultural production for individual formation. It is consensual that this modality constitutes a valuable source of knowledge and information, therefore being a pleasant and playful means to introduce children to the world of reading. The research sought to emphasize the significant presence of children's and young adult literature in the classroom, in order to demonstrate how this production can be a powerful ally in promoting the formation of literary readers, as well as proactive citizens. It is observed that, in general, children have a natural predilection for narratives, which, as various research studies available in the academic field in recent decades have shown, contribute significantly to their cognitive, intellectual, emotional, and social development. With this in mind, this work privileged the study of various approaches on this topic, with special attention to the role of children's and young adult literature in the cognitive and emotional development of children, as well as its influence on the formation of critical and creative readers. In summary, the bibliographic research revealed that the continuous practice of reading literary works constitutes an important tool for the formation of children and young people in school, enabling the reader of this age group, not only the acquisition of specific knowledge, but also the development of their integrity as individuals, promoting their inventiveness and enriching their cultural imagination, thus contributing to their understanding of the various realities in which they are inserted.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpor
dc.subjectLiteratura e ensinopor
dc.subjectReader formationeng
dc.subjectChildren's and young adult literatureeng
dc.subjectLiterature and teachingpor
dc.titleA contribuição da literatura infantojuvenil para a formação de leitorespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Quintela, Vilma Mota-
dc.description.resumoNeste estudo, procura-se configurar a trajetória da Literatura Infantojuvenil, de sua formação enquanto modalidade textual específica até ela se consolidar como ferramenta de ensino na escola, de modo a ressaltar a sua importância como produção cultural privilegiada à formação do indivíduo. É consenso que essa modalidade constitui uma valiosa fonte de saberes e informações, sendo, portanto, um meio agradável e lúdico para introduzir as crianças no mundo da leitura. A pesquisa em tela buscou destacar a presença significativa da literatura infantojuvenil na sala de aula, no sentido de demonstrar como essa produção pode ser uma aliada poderosa na promoção da formação do leitor literário, bem como do indivíduo enquanto cidadão proativo. Observa-se que, de modo geral, as crianças têm uma predileção natural por narrativas, as quais, como comprovam diversas pesquisas disponibilizadas no âmbito acadêmico nas últimas décadas, contribuem, de forma significativa, para seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Tendo-se isso em vista, privilegiou-se, neste trabalho, o estudo de variadas abordagens sobre esse tema, com especial atenção ao papel da literatura infantojuvenil no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, bem como sua influência na formação de leitores críticos e criativos. Em suma, a pesquisa bibliográfica revelou que a prática contínua da leitura de obras literárias, configura-se uma importante ferramenta para a formação de crianças e jovens em fase escolar, possibilitando ao leitor dessa faixa etária, não apenas a aquisição de saberes específicos, como também o desenvolvimento de sua integridade como sujeito, promovendo a sua inventividade e o enriquecimento do seu imaginário cultural, de modo a, assim, contribuir para a sua compreensão das diversas realidades em que ele se insere.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jocasia_Santos_Silva.pdf871,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.