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Tipo de Documento: Monografia
Título : O ensino de língua portuguesa e a tecnologia : uma análise em livros didáticos
Autor : Santos, Jaíne Conceição dos
Fecha de publicación : 25-nov-2024
Director(a): Gonçalves, Julia Vasconcelos
Resumen: O objetivo deste trabalho consiste na premissa de analisar 5 (cinco) livros didáticos da disciplina de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental e identificar se (e como) a tecnologia está sendo implementada nesses materiais didáticos. Para tanto, a pesquisa está organizada em duas etapas: 1) bibliográfica, pertinente à construção da fundamentação teórica e 2) documental, condizente com a análise dos materiais didáticos selecionados e a verificação da distribuição dos recursos tecnológicos nestes suportes pedagógicos. Ademais, as perspectivas apresentadas sobre as tecnologias de informação e comunicação (TDIC), sinalizam para que este trabalho seja de abordagem qualitativa e quantitativa, uma vez que através das perspectivas apresentadas buscamos verificar os materiais escolhidos, identificar e quantificar as formas de abordagens da tecnologia. Para desenvolvimento e construção da pesquisa, esta se caracteriza como descritiva, pois visa caracterizar a importância da TDIC nas escolas. Em relação ao aporte teórico, foi utilizado Silva (2016), Bittencourt (2020) e Pontes (2018), incluindo ainda os documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares (PCNs) e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os resultados obtidos sinalizam que a tecnologia está presente nos livros didáticos, tornando-se uma grande aliada do processo de ensino aprendizagem.
Resumen : The objective of this work consists of the premise of analyzing 5 (five) textbooks for the Portuguese language subject in the 6th year of elementary school and identifying whether (and how) technology is being implemented in these teaching materials. To this end, the research is organized into two stages: 1) bibliographic, relevant to the construction of the theoretical foundation and 2) documentary, consistent with the analysis of the selected teaching materials and the verification of the distribution of technological resources in these pedagogical supports. Furthermore, the perspectives presented on information and communication technologies (TDIC) indicate that this work has a qualitative and quantitative approach, since through the perspectives presented we seek to verify the chosen materials, identify and quantify the forms of technology approaches. For the development and construction of the research, it is characterized as descriptive, as it aims to characterize the importance of TDIC in schools. In relation to the theoretical support, Silva (2016), Bittencourt (2020) and Pontes (2018) were used, also including normative documents such as the National Common Curricular Base (BNCC), the Curricular Parameters (PCNs) and the National Book Program and Teaching Material (PNLD). The results obtained indicate that technology is present in textbooks, becoming a great ally in the teaching-learning process.
Palabras clave : Tecnologia
Livro didático
Ensino-aprendizagem
Práticas de contextualização
Technology
Textbook
Teaching-learning
Contextualization practices
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citación : SANTOS, Jaíne Conceição dos. O ensino de língua portuguesa e a tecnologia: uma análise em livros didáticos. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20998
Aparece en las colecciones: Letras

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