Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21003
Tipo de Documento: Monografia
Título: “Encarregada da direção”: vestígios das diretoras do Grupo Escolar Silvio Romero em Lagarto-SE (1924-1971)
Autor(es): Santos, Laudemila dos
Data do documento: 19-Jun-2023
Orientador: Oliveira, João Paulo Gama
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a memória educacional do Grupo Escolar Sílvio Romero (GESR), mediante a uma perspectiva feminina, com foco nas diretoras da instituição. Espera-se que o trabalho contribua para que os nomes dessas mulheres sejam lembrados a partir dos seus feitos na educação lagartense. Para a execução desta pesquisa foi realizado um estudo teórico e a pesquisa documental que localizou as seguintes fontes: discursos dos Presidentes do Estado; fotografias; Livro de Matrícula (1923 - 1939) localizado no arquivo do Colégio Estadual Sílvio Romero; Relação das cadeiras vagas 1927 e os Relatórios de Inspeção 1948, encontrados no Arquivo Público do Estado de Sergipe e entrevista com uma das diretoras do GESR. As fontes foram colocadas em diálogo com os estudos de Rosa Fátima de Souza (2013 e 2019) e Marcos Levi Bencostta (2011) no tocante aos grupos escolares; Jane Alves de Almeida (1998) e Guacira Lopes Louro (1997) no âmbito da história das mulheres e a profissionalização docente. Assim, busca-se explorar as memórias constituídas pelo trabalho desenvolvido por essas diretoras, como também enaltecer o papel feminino nas práticas educacionais e na constituição da escola pública brasileira com foco no GESR. Desse modo, conclui-se sobre a relevância da implementação desse modelo de ensino do grupo escolar na educação primária, à medida que este se expande pelo território sergipano chegando até a cidade de Lagarto/SE, com o GESR. Constatamos ainda o trabalho das diretoras para a consolidação dessa instituição de ensino primária que está prestes a completar 100 anos de fundada, essas mulheres professoras que recebiam a função de ser “encarrega da direção”.
Abstract: This research has the general objective of analyzing the educational memory of the Grupo Escolar Sílvio Romero (GESR), through a female perspective, focusing on the directors of the institution. The work is expected to contribute to the remembrance of these women’s names based on their accomplishments in the education system of Lagarto. For this research, a theoretical study was conducted, guided by an investigation using the following sources: speeches by the Presidents of the State, interviews with one of the female principals of GESR, school records, especially the Enrollment Book (1923-1939), as well as documents containing the list of vacant positions in 1927 and Inspection Reports, respectively found in the Public Archive of the State of Sergipe (1930-1956), and historical photographs that assisted in the narratives of this monograph. The sources were put into dialogue with the referring to the central themes of the object of study, namely the works of Rosa Fátima de Souza (2013 and 2019) and Marcos Levi Bencostta (2011) Jane Alves de Almeida (1998) and Guacira Lopes Louro (1997) in the context of women's history and teacher professionalization. Therefore, it aims at exploring the memories consisting of the work carried out by these female principals, but also enhancing the role of women in educational practices and the estabilishment of the Brazilian public school system. Thus, we seek to explore the memories constituted by the work developed by these managers, as well as to praise the female role in educational practices and in the constitution of the Brazilian public school with a focus on GESR. Thus, it concludes on the relevance of implementing this model of teaching the school group in primary education, as it expands through Sergipe territory reaching the city of Lagarto/SE, with the GESR. We also noted the work of directors for the consolidation of this primary education institution that is about to complete 100 years of foundation, these women teachers who received the function of being “in charge of the direction”.
Palavras-chave: História da educação
História das mulheres
Diretoras
Female principals
History of education
Women history
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citação: SANTOS, Laudemila dos. “Encarregada da direção”: vestígios das diretoras do Grupo Escolar Silvio Romero em Lagarto-SE (1924-1971). TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21003
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laudemila_Santos.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.