Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21006
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | "Entre Versos e Vozes: uma jornada dialógica por 'Terra Fértil'" |
Autor(es): | Souza, Hugo Hudsney Santana de |
Data do documento: | 2024 |
Orientador: | Silva, José Ricardo Carvalho da |
Resumo: | Este caderno foi produzido a partir das leituras teóricas estudadas no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) com o objetivo de contribuir com as novas abordagens de leitura sob o enfoque dialógico. Apresentamos uma oficina de poemas da escritora e poetisa Jenyffer Nascimento publicados no livro Terra Fértil. As atividades das oficinas serão aplicadas em uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede Municipal de Nossa Senhora da Glória/SE. Esse material será desenvolvido na turma do 9º ano, porém não impede que seja trabalhado em outros níveis do ensino fundamental, haja visto, que envolve leitura, produção escrita e análises de textos e outros gêneros discursivos que vão explorar as relações dialógicas entre os enunciados ou textos. O material destaca a leitura de poemas de Jenyffer Nascimento em diálogo com narrativas e canções populares. O foco principal desta oficina de leitura é a compreensão ativa de poemas da escritora a partir da observação da influência de diferentes formas de expressão artística na criação estética da autora. A literatura periférica, produzida por aqueles que conhecem de perto as complexidades das periferias, é uma forma poderosa de arte que capta as nuances da vida cotidiana, a luta contra a desigualdade social, a violência, a esperança e a resiliência. Os autores dessas comunidades, muitas vezes, trazem à tona questões que são negligenciadas pela mídia tradicional e pela literatura convencional. Nas periferias de São Paulo, os saraus e encontros poéticos se tornaram espaços de resistência cultural, onde poetas, escritores e artistas se reúnem para compartilhar suas criações e experiências. Esses eventos promovem um senso de comunidade e pertencimento, fornecendo um lugar seguro para a expressão artística e o diálogo aberto sobre questões sociais. O surgimento desse movimento literário também está ligado à democratização da publicação e à disseminação da literatura por meio das redes sociais e da autopublicação. Isso permitiu que autores das periferias alcancem um público mais amplo e escapem das limitações impostas pelo mercado editorial tradicional. Além disso, a literatura periférica desafia estereótipos prejudiciais e oferece uma visão autêntica e multifacetada das periferias de São Paulo. Ela não apenas celebra as conquistas e a cultura dessas comunidades, mas também critica de maneira construtiva as questões que precisam ser abordadas para promover uma mudança positiva. Esse movimento literário nas periferias de São Paulo é um exemplo inspirador de como a arte pode ser uma ferramenta de empoderamento e transformação social. Ele não apenas enriquece o panorama literário da cidade, mas também destaca a importância de ouvir e valorizar as vozes das comunidades marginalizadas. À medida que esses saraus e encontros poéticos continuam a florescer, eles se tornam um farol de esperança e criatividade, iluminando o caminho para uma sociedade mais justa e inclusiva. |
Palavras-chave: | Leitura dialógica Transposição didática Leitura Poesia |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Parte de : | Compreensão ativa e relações dialógicas na leitura de poemas de Jenyffer Nascimento |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21006 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HUGO_HUDSNEY_SANTANA_SOUZA_Caderno pedagogico.pdf | 872,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.