Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21053
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título : | Cultivando diálogos : a importância das relações dialógicas na sala de aula |
Autor : | Santos, Maria das Graças Lima dos |
Fecha de publicación : | 2024 |
Director(a): | Silva, José Ricardo Carvalho da |
Resumen: | Caríssimo (a) colega professor (a), Seja bem-vindo (a) a este material pedagógico! Ele foi desenvolvido a partir dos estudos realizados no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) com intuito de contribuir com o seu trabalho em sala de aula por meio de novas metodologias a partir de gêneros discursivos que fazem parte deste material. As atividades que fazem parte dos módulos foram aplicadas em uma turma de 9º ano do ensino fundamental em escola pública da rede Municipal de Estância/Sergipe. Mesmo que o seu público alvo não sejam alunos das séries finais do ensino fundamental II, você pode adaptar e utilizá-lo em qualquer série/ano do ensino fundamental ou médio. Temos aqui um conjunto de atividades de leitura, que pode ser utilizado parcialmente, em que você poderá fazer uso apenas daquelas que sirvam à necessidade de aprendizagem de seus alunos. Este caderno tem como temática a leitura e interpretação de canções da polêmica entre os sambistas, Noel Rosa e Wilson Batista, sob a abordagem da perspectiva na compreensão ativa responsável de Bakhtin (2016), por meio de estratégias de formação do leitor voltadas para compreensão ativa-ético-valorativa, a fim de avaliar as possibilidades de desenvolvimento de formação da compreensão responsiva sob a perspectiva dialógica, centrada na observação do domínio da capacidade de ressignificação valorada proposta por Carvalho (2023). O material objetiva como resultado a descrição da compreensão das relações dialógicas nas canções de Noel Rosa e Wilson Batista, em uma abordagem didático pedagógica com a produção de poema-canção produzido pelos alunos em resposta as canções de maneira responsiva. Para a concretização dessa oficina de leitura com ressignificação valorada propomos as seguintes etapas com tempo previsto para aplicação de 18 h/aulas de 50 minutos cada. A oficina segue as seguintes etapas: 1 – Apresentação Inicial Nessa primeira seção os alunos terão contato com uma tirinha e um vídeo que tratam sobre o samba, momento em que os alunos estarão de forma didática tendo contato com informações sobre esse gênero musical. 2 – Reconhecendo o Gênero e os sambistas: Noel Rosa e Wilson Batista (Etapa II) Aqui será discutido o conceito de canção, juntamente com sua estrutura, bem como refletiremos sobre quem são os artistas – vida e obra, os processos criativos dos autores e a construção da polêmica em suas canções, para ampliar as informações os alunos assistirão ao filme “Noel, poeta da vila” 3 – Um estudo comparativo entre as canções de Noel Rosa e Wilson Batista (Etapa III) Os alunos farão a leitura e ouvirão as músicas envolvendo a polêmica entre os artistas. E em seguida serão provocados a reconhecer as vozes alheias, os discursos, como esses discursos são apresentados nas canções, bem como aplicarão os conceitos de relações dialógicas, acento apreciativo e ressignificação valorada. Ainda compreenderão sobre o tema, o acento apreciativo e as vozes presentes nas canções. Nesse momento os alunos receberão folhas com a música Lenço no Pescoço e em seguida realizarão as atividades propostas. 4 - A Polêmica entre as Canções 'Lenço no Pescoço' e 'Rapaz Folgado'" (Etapa IV) Tem como objetivo explorar e compreender a polêmica existente entre as canções de Noel Rosa e Wilson Batista. Nas atividades propostas do módulo, investigaremos os recursos utilizados nas canções, o contexto social da época, as influências musicais e os impactos que essas composições tiveram no público e na crítica. 5 - Desvendando os Encantos da canção de Feitiço da Vila (Etapa V) Esse módulo levará os alunos a um mergulho fascinante na canção que é considerada um clássico da música brasileira. A canção "Feitiço da Vila" , composta por Noel Rosa apresenta uma análise estilística que ressalta características marcantes da Vila Isabel e do samba, utilizando recursos poéticos e uma linguagem musical vibrante. Desejo que esta oficina possa contribuir na sua prática em sala de aula. Lembrando que poderá realizará adaptações de acordo com o nível da sua turma e o ano que você desejar aplicar. |
Palabras clave : | Leitura dialógica Ressignificação valorada Oficina de leitura Leitura Leitura oral Diálogos |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21053 |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_GRAÇAS_LIMA_SANTOS_Cadernopedagogico.pdf | 17,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.