Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTenório, Thiago Ferreira-
dc.date.accessioned2025-02-17T13:13:10Z-
dc.date.available2025-02-17T13:13:10Z-
dc.date.issued2024-11-30-
dc.identifier.citationTenório, Thiago Ferreira. Juventude LGBTQIAPN+ e suas sexualidades nas produções audiovisuais do gênero de horror : uma análise sobre os filmes A Hora do Pesadelo 02, Mate-me Por Favor, Rua do Medo e a série Boca a Boca. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Cinema e Audiovisual) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21182-
dc.description.abstractThis study proposes an analysis of audiovisual works in the horror genre, with a narrative focus on young LGBTQIAPN+ characters. The investigation examines how the stories of these characters intertwine with the plots of these cinematic productions and how their bodies are represented within the context of horror cinema. The central question guiding the study is: how are these bodies portrayed in these productions? This inquiry served as the initial motivation for the research. For the analysis, the following films were selected: A Nightmare on Elm Street 2 (Jack Sholder, 1985), Kill Me Please (Anita Rocha da Silveira, 2015), the Fear Street trilogy (Leigh Janiak, 2021), and the series Kissing Game (Esmir Filho and Juliana Rojas, 2020). The methodology is based on Mariana Souto’s study on film constellations. In this way, it was possible to identify the specific nuances that each work presents, going beyond fear and horror, making the viewing experience something sensory and participatory.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectConstelações fílmicaspor
dc.subjectGênero e sexualidadepor
dc.subjectCinema (Gênero de terror)por
dc.subjectFilmespor
dc.subjectSériespor
dc.subjectRepresentação LGBTQIAPN+por
dc.subjectAnálise fílmicapor
dc.subjectAudiovisualeng
dc.subjectFilm constellationseng
dc.subjectGender and sexualityeng
dc.subjectFilmseng
dc.titleJuventude LGBTQIAPN+ e suas sexualidades nas produções audiovisuais do gênero de horror : uma análise sobre os filmes A Hora do Pesadelo 02, Mate-me Por Favor, Rua do Medo e a série Boca a Bocapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Velasco, Diogo Cavalcanti-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma análise de obras audiovisuais do gênero horror, cujo foco narrativo está centrado em personagens jovens LGBTQIAPN+. A investigação aborda como as histórias desses personagens se entrelaçam aos enredos dessas produções cinematográficas e como seus corpos são representados no contexto do cinema de horror. A pergunta central que orienta o estudo é: Como é a exploração das representações dessas personagens nessas produções? Essa indagação motivou o início da pesquisa. Para a análise, foram selecionados os filmes A Hora do Pesadelo 2 (Jack Sholder, 1985), Mate-me Por Favor (Anita Rocha da Silveira, 2015), a trilogia Rua do Medo (Leigh Janiak, 2021) e a série Boca a Boca (Esmir Filho e Juliana Rojas, 2020). A metodologia utilizada baseia-se no estudo de Mariana Souto sobre constelações fílmicas. Dessa forma, foi possível identificar a conexão entre essas obras, indo além do medo e do horror, tornando a experiência de assistir algo sensorial e participativo.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOS - Departamento de Comunicação Social – Cinema e Audiovisual – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago_Ferreira_Tenorio.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.